Neste exercício, você irá editar os parâmetros em diversas seções de corredor.
Você irá editar uma seção de duas maneiras. Primeiro, você irá modificar um parâmetro de submontagem em uma única estaca, que irá substituir as configurações da submontagem somente para aquela estaca. Depois, você irá modificar um parâmetro de submontagem e aplicar a modificação a uma faixa de estacas.
Este exercício continua a partir do Exercício 1: Visualizar seções do corredor.
Modificar propriedades de submontagem de uma única estaca
Este exercício usa o Corridor-4a.dwg do exercício anterior.
Observe que valores idênticos são exibidos nas colunas Valor do projeto e Valor. A coluna Valor do projeto exibe o valor que foi especificado quando a submontagem foi adicionada à montagem. A coluna Valor exibe o valor real da submontagem na estaca atual. Nos passos seguintes, você irá substituir o Valor do projeto na estaca atual e examinar os resultados.
Observe que a caixa de seleção Substituir está selecionada automaticamente, o que indica que o Valor do projeto foi substituído nessa estaca.
Observe que para as outras estacas, o Valor daLargura é de 12.000’. A submontagem da pista que é exibida no gráfico da seção atualiza a largura para refletir a largura na estaca atual.
A coluna Valor exibe o mesmo valor como a coluna Valor do projeto.
Modificar propriedades de submontagem de uma faixa de estacas
Observe que a estrada está em um pequeno corte em um lado e um corte profundo no outro. O critério definido para a submontagem do talude provocou a utilização de uma inclinação de 6:1 no lado esquerdo, e uma inclinação de 4:1 no lado direito. Observe também a transição da superelevação da estrada. Na estaca 4+50.00, as pistas são relativamente planas.
Para obter mais informações sobre a superelevação, consulte o tutorial Aplicar superelevação a um alinhamento.
Observe a transição da superelevação nesta estaca. O uso da opção Pivô da linha de eixo na submontagem do canteiro central faz com que as pistas e os acostamentos superelevem cerca de um ponto acima da valeta da linha de eixo. Uma borda reta feita contra as superfícies da pista, passaria pelo ponto do nivelamento do perfil.
Observe que Pivô da linha de eixoValor do projeto está definido para Girar sobre a linha de eixo.
Observe que a inclinação do perfil é mantida nas bordas internas das pistas de rolagem e as pistas e acostamentos giram sobre este ponto.
Observe que a alteração feita é visível até a estaca 11+0000. Na estaca 11+25.00, o Pivô da linha de eixo?O Valor volta para Girar sobre a linha de eixo.
Para continuar para o próximo tutorial, vá para Visualizar e renderizar um corredor.