Utilize planos de trabalho para definir peças, posicionamentos geométricos e relacionamentos entre recursos de peças.
No Gerador de peça, um plano de trabalho é um recurso de modelagem que define a localização de um plano em um espaço tridimensional (3D). Este recurso é um plano de construção infinito que pode ser inserido em qualquer orientação no espaço. Ele pode ser deslocado de um plano de trabalho existente ou referenciar a geometria 3D. Utilizando um plano de trabalho, você pode definir as opções de geometria, dimensões, restrições e perfis que caracterizam o modelo da peça. Os planos de trabalho ajudam você a utilizar uma opção geométrica que seria difícil de utilizar de outra forma. Ao restringir a geometria para planos de trabalho, é possível controlar sua localização. Os planos de trabalho ajudam você a definir relacionamentos entre os recursos e permitem controlar o posicionamento de recursos.
Um plano de trabalho é exibido como um objeto retangular bidimensional (2D). Um plano de trabalho exibido é apenas uma representação visual do plano infinito e não pode ser movido ou redimensionado. No entanto, você pode controlar sua visibilidade para facilitar a visualização do modelo. Os planos de trabalho de deslocamento e referência são definidos pelo usuário, podendo ser movidos e redefinidos com flexibilidade.
Clicando com o botão direito do navegador de peças, ele será destacado na área de modelagem. Quando utilizar a opção Definir vista no menu de contexto do Plano de trabalho, você pode alterar a direção da vista para que ela corresponda ao plano de trabalho selecionado.
O Gerador de peça oferece 3 planos de trabalho padrão que se cruzam na origem dos eixos X, Y e Z. Os planos de trabalho padrão ajudam você a modelar peças. Normalmente, é melhor iniciar a modelagem pelo plano de trabalho superior e adicionar outros conforme necessário. Você pode adicionar planos de trabalho a qualquer momento do processo de modelagem. Cada plano de trabalho tem seu próprio sistema interno de coordenadas. Os planos de trabalho podem ser criados em qualquer plano do atual sistema de coordenadas do usuário (UCS - User Coordinate System) ou no Sistema Mundial de Coordenadas (WCS - World Coordinate System).
Os seguintes planos de trabalho predefinidos podem ser adicionados a um modelo a partir da caixa de diálogo Criar plano de trabalho:
Cria os planos de trabalho padrão (WCS) ZX YZ e XY.
Cria um plano de trabalho que não está disponível nos planos de trabalho predefinidos. Neste plano de trabalho, os valores das direções X e Y, bem como a origem do plano no UCS atual, são definidos pelo usuário.
Cria um plano de trabalho que está deslocado por uma distância especificada de um plano de trabalho de origem selecionado. Para obter mais informações, consulte Planos de trabalho de deslocamento, abaixo.
Cria um plano de trabalho anexado à extensão de um recurso de modificador. Para obter mais informações, consulte Planos de trabalho de referência, abaixo.
Cria um plano de trabalho que corresponde com a vista padrão 3D superior.
Cria um plano de trabalho que corresponde com a vista padrão 3D inferior.
Cria um plano de trabalho que corresponde com a vista padrão 3D frontal.
Cria um plano de trabalho que corresponde com a vista padrão 3D traseira.
Cria um plano de trabalho que corresponde com a vista padrão 3D esquerda.
Cria um plano de trabalho que corresponde com a vista padrão 3D direita.
Como visualizar planos de trabalho padrão
Um plano de trabalho de deslocamento é uma distância especificada a partir de outro plano de trabalho. Este plano de trabalho pode ser deslocado de um plano de trabalho existente, incluindo outro plano de deslocamento ou referência. Você pode definir um plano de trabalho de deslocamento selecionando um plano de trabalho fonte e especificando a distância entre os planos de trabalho. Os planos de trabalho de deslocamento podem ser usados para manter ou calcular distâncias específicas entre recursos como perfis, geometria ou modificadores. Eles também podem ser utilizados como guias de construção para facilitar a localização de recursos. Por exemplo, você pode utilizar um plano de trabalho de deslocamento para definir o comprimento de uma transição.
Criar um plano de trabalho de deslocamento
Um plano de trabalho de referência é definido como um plano na face das extensões de um modificador. Cada modificador tem uma extensão invisível, também chamada de caixa delimitadora, que define a extensão do recurso. Você pode criar um plano de trabalho referenciado a um dos planos da extensão. Para definir um plano de trabalho de referência, é necessário selecionar um plano de trabalho de origem e um modificador que representem a direção do plano que você deseja criar. A extensão, chamada de caixa de contorno, do recurso é detectada, e dois planos de trabalho de referência válidos podem ser selecionados. Se o modificador é movido ou redimensionado, o plano de trabalho é movido junto com ele.
Criar um plano de trabalho de referência