Sobre as infrações de regra de rede de tubulação

As violações de regra informam quando os valores de parâmetro de peças da rede de tubulação não foram atendidos ou excedem determinados limites.

Quando as regras são aplicadas a uma peça, a validação verifica a ocorrência para informar-lhe, por exemplo, se os limites mínimo ou máximo de cobertura foram violados, ou se alguma outra condição requer atenção.

Quando ocorrerem avisos devido a violações de regras, elas são exibidas como ícones de aviso nas Vistas da rede de tubulação (janela Panorama ou na vista de item Toolspace). As informações de violação de regra também são exibidas na guia Regras da caixa de diálogo Propriedades de Tubulações ou Estrutura, na coluna Status. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone de aviso na Vista de lista do Prospector exibe o texto de dica de ferramenta que descreve a condição do aviso (violação de regra). Essa dica de ferramenta exibe o mesmo texto de violação de regra que é exibido na coluna Status na guia Regras da caixa de diálogo Propriedades da tubulação ou estrutura.

A ilustração a seguir é um exemplo da guia Regras em uma tubulação em um desenho. Neste exemplo, as propriedades de Cobertura mínima e Comprimento máximo para essa tubulação exibem o texto descritivo de violação de regra na coluna Valor da tubulação, já que violam os critérios de projeto especificados na coluna Valor. Observe texto descritivo da violação de regra exibida na coluna Status; por exemplo, “Cobertura mínima da tubulação excedida” e “Excede o comprimento máximo da tubulação em”.

Corrigir regras desfeitas

O recurso de regra de rede de tubulação é um mecanismo para identificar visualmente as condições que violam as regras dos critérios de projeto que estão em vigor para tubulações e estruturas. Você pode escolher deixar as condições de regra de quebras como estão, ou resolver as condições de regra de quebras, dependendo das circunstâncias.

Se você deseja resolver uma condição de regra, existem algumas formas diferentes de fazê-lo. Você pode editar o valor na coluna Valor (editando a regra). Também é possível editar o próprio objeto de estrutura ou tubulação do desenho, para que ele não viole mais a regra. Por exemplo, você pode mover uma tubulação até uma elevação diferente, para que ela não viole mais a regra Cobertura mínima. Em algumas situações, talvez você queira reaplicar regras a uma rede de tubulação, ou a às peças da rede de tubulação, quando você tem uma violação de regra.

Nota: É importante observar que reaplicar as regras não resolve automaticamente as violações de regra. Em algumas situações, reaplicar regras pode resultar em mais violações de regras, algumas das quais você pode decidir simplesmente deixar como violações. Por exemplo, pode haver algumas situações onde você tem determinadas restrições de cobertura específicas do terreno que você deseja violar intencionalmente.

Se você editar o Valor de regra em uma peça da rede de tubulação de um desenho, ele não afeta a regra de outras peças do desenho, peças na lista de peças, ou peças do catálogo de peças. Ela também não altera as características físicas da peça no desenho. Isso altera o limite da regra dessa peça em particular no desenho.