Sobre as peças paramétricas no Gerador de peça

As peças paramétricas fornecem a flexibilidade para criar peças da rede de tubulação que são dimensionadas de forma dinâmica de acordo com parâmetros de tamanho.

Você pode definir uma peça paramétrica ao criar um modelo 3D da peça e atribuir variáveis ou parâmetros para controlar seu tamanho e forma. Os parâmetros são definidos por valores individuais, lista de valores, ou valores calculados com base em equações. Quando a peça da rede de tubulação for inserida no desenho, é possível selecionar tamanhos específicos da peça e as peças são criadas de forma dinâmica para refletir a forma e o tamanho especificados. As peças paramétricas permitem criar um único modelo 3D para uma família de peças que pode ser atualizado para representar múltiplos tamanhos de peças. Você pode definir milhões de peças por meio de um único modelo, dependendo do número e tipo de parâmetros definidos.

Isso é benéfico para criar formas de rede de tubulação como peças paramétricas por diversos motivos. Muitas das formas usadas para representar os componentes de rede de tubulação compartilham o mesmo recurso geométrico; no entanto, os recursos mudam de tamanho de acordo com o projeto. Por exemplo, uma tubulação de PVC circular de 8 pol se parece como a tubulação de PVC de 10 pol, exceto para quanto ao diâmetro da tubulação. De forma similar, você pode ter duas estruturas de parede de retenção que são da mesma forma básica, mas têm diferentes alturas e larguras, ou ambas.