Sobre a definição da superfície

Uma definição de superfície é uma coleção de uma superfície de construção, dados e propriedades de edição, assim como uma lista das operações que você tiver realizado na superfície. O tipo de dados de definição de itens que uma superfície pode ter depende do tipo de superfície.

A Definição coleção em uma superfície no Árvore do Prospector fornece acesso a possíveis dados de superfície e editar definição de itens.

Dados de definição

A definição de dados para uma superfície compreende os componentes que você pode adicionar a uma superfície.

A tabela a seguir ilustra os dados categorias que são suportadas para cada tipo de superfície. Se o tipo de superfície não suporta um tipo de dados, o tipo de dados não está disponível na superfície Definição coleção no Árvore do Prospector.

Categoria

Superfície TIN

Superfície de Volume TIN

Superfície de malha

Superfície de volume da malha

Limites

Sim

Sim

Sim

Sim

Linhas obrigatórias

Sim

Não

Não

Não

Curvas de nível

Sim

Não

Não

Não

Arquivos DEM

Sim

Não

Sim

Não

Desenhando objetos Sim Não Não Não

Arquivos de pontos

Sim

Não

Não

Não

Grupos de pontos

Sim

Não

Não

Não

Edições

As edições de dados são operações que não são adicionadas a nenhum dos dados de componentes existentes; ao invés disso, elas são adicionadas à uma definição da superfície como operações de edição.

Lista de operações

O processo de construção de superfície é incremental. Cada vez que você adiciona os dados para uma superfície ou editar a superfície, a superfície é atualizada. Quando os dados são removidos, a superfície será recriada.

Para suportar o processo de construção incremental, uma superfície tem uma lista de operações, que é uma lista sequencial de todas as operações executadas na superfície em seu estado atual.

A ordem dos dados em uma operação de definição de dados

Quando adicionar dados de ponto para uma Superfície TIN, o resultado pode ser afetado pela ordem na qual o AutoCAD Civil 3D processa os pontos. Não é possível controlar a ordem na qual AutoCAD Civil 3D processa os pontos em uma única operação; AutoCAD Civil 3D adiciona pontos para a superfície em uma ordem que minimiza o tempo necessário para executar a operação. Existem duas maneiras de ordem de processamento que podem afetar o resultado da Superfície TIN:

  • A ordem pode afetar o resultado quando quatro pontos são co-circulares (o círculo é determinado por qualquer um dos três que passe através do quarto). Nesta situação há duas formas para fazer uma Triangulação de Delaunay dos quatro pontos e as duas triangulações poderiam fazer as curvas de nível da superfície serem visivelmente diferentes. Você pode usar o comando Inverter aresta para corrigir quaisquer problemas deste tipo.
  • Uma segunda maneira é quando dois ou mais pontos estão juntos (menor que .0001 unidades de distância). AutoCAD Civil 3D trata dois pontos destes como o mesmo ponto, e quando um é processado o segundo não será adicionado ao TIN. Se os dois pontos têm diferentes elevações, a ordem, portanto afetará a superfície resultante; em uma situação desta AutoCAD Civil 3D irá publicar uma mensagem para o Visualizador de eventos. Você pode utilizar o comando Modificar ponto para atribuir a elevação correta para o ponto.

Efeito da ordem da lista de operação

A ordem em que as operações de superfície são executadas podem afetar a superfície resultante. Devido à maneira incremental uma superfície é construída ou reconstruída (As operações são executadas, uma de cada vez, na ordem em que aparecem na lista de operações) a ordem da lista de operação é muito importante. Você determina a ordem pela sequência dos comandos utilizados para definir os dados de superfície. Mais tarde, é possível alterar a ordem na caixa de diálogo Propriedades de superfície. A seguir está uma sugestão de ordem:

  1. Adicionar linha obrigatória e dados da curva de nível.
  2. Adicionar dados de ponto
  3. Adicionar qualquer limite necessário, externos primeiro.
  4. Execute quaisquer operações de edição necessárias.