Importe modelos tridimensionais criados com o Autodesk 3ds Max, Autodesk Revit ou AutoCAD Civil 3D para tornar seu modelo base mais realista. Também é possível importar modelos 3D para catálogos de estilos e utilizá-los para outros objetos no modelo.
O InfraWorks 360 oferece suporte aos arquivos .FBX, .IMX, .3DS, .OBJ, .DAE e .DXF.
Por exemplo, selecione Construções se estiver importando um modelo de construção 3D.
Normalmente, o InfraWorks 360 pode posicionar os dados de entrada automaticamente com base nos próprios dados.
Uma dica de ferramentas aparece na parte superior do menu de contexto para os dados. Para obter mais informações, consulte Criar dicas de ferramentas durante a importação de dados.
A visualização da guia mostra como o modelo 3D é afetado por suas configurações. Essas configurações incluem:
Para obter detalhes sobre as configurações de Manipulação do modelo e Reparo do modelo, consulte a seção Dicas avançadas a seguir.
Para adicionar um modelo 3D em um catálogo de estilos, consulte Para adicionar um estilo de modelo 3D.
Se você alterar o sistema de coordenadas, especifique o sistema de coordenadas dos dados de entrada (e não o sistema de coordenadas do modelo). Se os dados importados utilizarem um sistema de coordenadas diferente do utilizado pelo modelo, o InfraWorks 360 transformará os dados para o sistema de coordenadas do modelo sem alterar o armazenamento de dados original.
Para controlar um modelo 3D manualmente, insira as coordenadas X, Y e Z para as configurações de posição ou clique em Colocação interativa para posicionar os dados no modelo utilizando o mouse.
Ao colocar o modelo 3D de forma interativa, é possível utilizar a roda do mouse juntamente com uma tecla modificadora para ajustá-lo. Isto é útil para modelos 3D que não têm o arquivo universal.
CTRL+roda do mouse | Escala do modelo 3D |
ALT+roda do mouse | Gira o modelo 3D |
SHIFT+roda do mouse | Ajusta a tradução vertical do modelo 3D |
Se for preciso ajustar a manipulação do modelo, use as seguintes diretrizes:
Autoajuste | O InfraWorks 360 determina as configurações para o modelo 3D. | Se a configuração automática aplica o LOD, é possível alterar a configuração da Distância do LOD, selecionando o LOD explicitamente e, em seguida, ajustando a Distância do LOD. |
Visualização direta | O InfraWorks 360 aplica as configurações para Simplificar modelo e as opções em Corrigir modelo, mas não ajusta como o modelo é renderizado. | Utilize esta configuração se o modelo utiliza um pequeno número de triângulos para definir sua forma, por exemplo, uma casa com poucos detalhes. |
Usar LOD | O InfraWorks 360 utiliza o LOD (Nível de detalhe) para gerar uma série de simplificações, atribuindo a melhor delas com base na distância de visualização. Se você selecionar esta opção, especifique a Distância do LOD. | Utilize esta configuração se o modelo tiver uma grande quantidade de detalhes com muitos triângulos definindo sua forma, por exemplo, um modelo de mobiliário urbano detalhado. O LOD reduz a complexidade de um modelo 3D à medida que ele se distancia da câmera. O número de triângulos que definem o modelo é reduzido para um quarto de seu valor anterior em cada distância de transição. Os níveis de transição são determinados pelo aplicativo. A Distância do LOD representa a primeira distância de transição. Em distâncias menores do que essa, o modelo aparece com todos os detalhes. Nota: Se você reduzir o valor de Simplificar modelo, o nível de detalhe começará com o valor reduzido.
|
Lado a lado |
A superfície de um modelo do InfraWorks 360 é colocada lado a lado para exibir gráficos de forma suave e eficiente. Quando um único objeto abrange vários quadros, a visualização pode ser irregular. Se o objeto estiver na periferia da área visível do modelo, ele poderá não aparecer ou poderá aparecer inesperadamente quando o visualizador aplicar o efeito panorâmico para aproximá-lo. A configuração de Lado a lado evita esses problemas ao anexar permanentemente o modelo 3D à diversos quadros. Ela não afeta a habilidade de visualizar e manipular o modelo. |
Utilize esta configuração se o modelo tiver uma grande caixa delimitadora e se muito da caixa delimitadora estiver vazia. Por exemplo, um modelo de uma ponte pode abranger vários quilômetros, e a caixa delimitadora deve conter uma grande quantidade de espaço vazio. O modelo será importado de tal forma que poderá abranger vários quadros no modelo de forma eficaz. |
Importar grandes modelos 3D (100 MB ou superior, aproximadamente) pode afetar o desempenho. Os modelos acima de um gigabyte em tamanho causam falha na operação de importação. Se houver modelos 3D grandes, simplifique-os em seus aplicativos de origem (por exemplo, no Autodesk Revit ou 3ds Max) antes de importar.