Para importar modelos 3D

Importe modelos tridimensionais criados com o Autodesk 3ds Max, Autodesk Revit ou AutoCAD Civil 3D para tornar seu modelo base mais realista. Também é possível importar modelos 3D para catálogos de estilos e utilizá-los para outros objetos no modelo.

  1. Execute um dos procedimentos a seguir:
    • Arraste e solte o arquivo de modelo na janela do InfraWorks 360.
    • Clique em .
  2. No painel Origens de dados, faça o seguinte:
    • Clique em (Adicionar origem de dados do arquivo).
    • Clique em Modelo 3D.
    • Abra o arquivo do modelo.

      O InfraWorks 360 oferece suporte aos arquivos .FBX, .IMX, .3DS, .OBJ, .DAE e .DXF.

  3. Clique duas vezes na nova origem de dados para configurá-la.
  4. Na tela Configuração de origem de dados, faça o seguinte:
    • Especifique um nome para o modelo e, opcionalmente, uma descrição.
    • Clique na entrada em Tipo e selecione uma entrada apropriada.

      Por exemplo, selecione Construções se estiver importando um modelo de construção 3D.

  5. Para alterar o sistema de coordenadas, a origem, o deslocamento, a escala e a rotação dos dados, clique na guia Localização geográfica.

    Normalmente, o InfraWorks 360 pode posicionar os dados de entrada automaticamente com base nos próprios dados.

  6. Para adicionar uma dica de ferramenta à camada, acesse a guia Dica de ferramenta.

    Uma dica de ferramentas aparece na parte superior do menu de contexto para os dados. Para obter mais informações, consulte Criar dicas de ferramentas durante a importação de dados.

  7. Clique na guia Modelo 3D para ajustar o modelo.

    A visualização da guia mostra como o modelo 3D é afetado por suas configurações. Essas configurações incluem:

    • Renderizar detalhes: utilize essas configurações para controlar como os modelos de diferentes tamanhos e níveis de complexidade são representados no modelo.
      • Simplificar o modelo reduz o número de triângulos que definem a forma do modelo, o que reduz o detalhe.
      • Controle do modelo especifica como o modelo será renderizado. Utilize primeiro a configuração Autoajuste e faça os ajustes adicionais somente se necessário.
    • Correção do modelo: Utilize essas configurações se o modelo não aparecer como esperado.
    • Para obter detalhes sobre as configurações de Manipulação do modelo e Reparo do modelo, consulte a seção Dicas avançadas a seguir.

  8. Clique em Fechar e atualizar para aplicar as alterações e ver os resultados no modelo.

Dicas avançadas

Para adicionar um modelo 3D em um catálogo de estilos, consulte Para adicionar um estilo de modelo 3D.

Se você alterar o sistema de coordenadas, especifique o sistema de coordenadas dos dados de entrada (e não o sistema de coordenadas do modelo). Se os dados importados utilizarem um sistema de coordenadas diferente do utilizado pelo modelo, o InfraWorks 360 transformará os dados para o sistema de coordenadas do modelo sem alterar o armazenamento de dados original.

Para controlar um modelo 3D manualmente, insira as coordenadas X, Y e Z para as configurações de posição ou clique em Colocação interativa para posicionar os dados no modelo utilizando o mouse.

Ao colocar o modelo 3D de forma interativa, é possível utilizar a roda do mouse juntamente com uma tecla modificadora para ajustá-lo. Isto é útil para modelos 3D que não têm o arquivo universal.

CTRL+roda do mouse Escala do modelo 3D
ALT+roda do mouse Gira o modelo 3D
SHIFT+roda do mouse Ajusta a tradução vertical do modelo 3D

Se for preciso ajustar a manipulação do modelo, use as seguintes diretrizes:

Autoajuste O InfraWorks 360 determina as configurações para o modelo 3D. Se a configuração automática aplica o LOD, é possível alterar a configuração da Distância do LOD, selecionando o LOD explicitamente e, em seguida, ajustando a Distância do LOD.
Visualização direta O InfraWorks 360 aplica as configurações para Simplificar modelo e as opções em Corrigir modelo, mas não ajusta como o modelo é renderizado. Utilize esta configuração se o modelo utiliza um pequeno número de triângulos para definir sua forma, por exemplo, uma casa com poucos detalhes.
Usar LOD O InfraWorks 360 utiliza o LOD (Nível de detalhe) para gerar uma série de simplificações, atribuindo a melhor delas com base na distância de visualização. Se você selecionar esta opção, especifique a Distância do LOD. Utilize esta configuração se o modelo tiver uma grande quantidade de detalhes com muitos triângulos definindo sua forma, por exemplo, um modelo de mobiliário urbano detalhado.

O LOD reduz a complexidade de um modelo 3D à medida que ele se distancia da câmera. O número de triângulos que definem o modelo é reduzido para um quarto de seu valor anterior em cada distância de transição. Os níveis de transição são determinados pelo aplicativo.

A Distância do LOD representa a primeira distância de transição. Em distâncias menores do que essa, o modelo aparece com todos os detalhes.

Nota: Se você reduzir o valor de Simplificar modelo, o nível de detalhe começará com o valor reduzido.
Lado a lado

A superfície de um modelo do InfraWorks 360 é colocada lado a lado para exibir gráficos de forma suave e eficiente. Quando um único objeto abrange vários quadros, a visualização pode ser irregular. Se o objeto estiver na periferia da área visível do modelo, ele poderá não aparecer ou poderá aparecer inesperadamente quando o visualizador aplicar o efeito panorâmico para aproximá-lo. A configuração de Lado a lado evita esses problemas ao anexar permanentemente o modelo 3D à diversos quadros. Ela não afeta a habilidade de visualizar e manipular o modelo.

Utilize esta configuração se o modelo tiver uma grande caixa delimitadora e se muito da caixa delimitadora estiver vazia. Por exemplo, um modelo de uma ponte pode abranger vários quilômetros, e a caixa delimitadora deve conter uma grande quantidade de espaço vazio. O modelo será importado de tal forma que poderá abranger vários quadros no modelo de forma eficaz.
Utilize as configurações de Corrigir modelo para ajustar o modelo quando ele não aparecer como esperado.
  • Inverter orientação: inverte a direção dos normais de face que compõem cada superfície do modelo.
  • Inverter transparência: Torna as áreas transparentes do modelo sólidas e as áreas sólidas, transparentes.
  • Inverter eixo superior: Inverte o modelo de cabeça para baixo.
  • Inverter Y e Z: Controla se o eixo superior se estende ao longo do eixo Y ou Z. Alguns aplicativos utilizam o eixo Y como a direção 'para cima' enquanto outros utilizam o eixo Z.
  • Modo de mescla de textura: Controla a forma na qual imagens de textura são mescladas com cores e iluminação da superfície. Modular tende a escurecer as imagens, enquanto que Decalque tende a clareá-las.

Importar grandes modelos 3D (100 MB ou superior, aproximadamente) pode afetar o desempenho. Os modelos acima de um gigabyte em tamanho causam falha na operação de importação. Se houver modelos 3D grandes, simplifique-os em seus aplicativos de origem (por exemplo, no Autodesk Revit ou 3ds Max) antes de importar.