Para importar um modelo 3D em um catálogo de estilos

Você pode importar um modelo 3D em um catálogo de estilos como um novo estilo. Um modelo 3D em um catálogo de estilos é denominado como "estilo de modelo instanciado" que pode ser usado para o estilo de qualquer objeto.

Por exemplo, importe um modelo 3D de uma casa e use-o para substituir o estilo de um objeto de casa. Importe um modelo de uma árvore ou um arbusto e use-o para criar um estilo ou criar árvores e arbustos no modelo. Os usuários também podem editar o espaçamento e a variação de estilos de modelo 3D.

  1. Clique em .
  2. Clique na guia Modelo 3D no lado esquerdo da paleta Estilos.
  3. Na lista do catálogo de estilos, abra o catálogo para o novo estilo.

    Se necessário, abra a subpasta do estilo.

  4. Na área Edição de estilos (na parte inferior da paleta), clique em (Adicionar um novo estilo ao catálogo atual acima).
  5. Clique no botão Procurar do URI do modelo, navegue até o arquivo de modelo e abra-o. Você deve especificar um arquivo do tipo FBX, 3DS, OBJ, DAE ou DXF.

    Clique e arraste na visualização para rotacionar a imagem do modelo. Amplie a caixa de diálogo para uma visualização maior. Também é possível exibir a caixa delimitadora para a imagem ou exibir a visualização em uma grade. Ao exibir uma grade, é possível controlar seu espaçamento. Para retornar à orientação de visualização original, clique em Redefinir visualização.

  6. Indique o ponto de fixação do modelo, se necessário.
  7. Utilize as configurações de Renderizar detalhe para controlar como os modelos de diferentes tamanhos e níveis de complexidade são representados no modelo.
    • Renderizar detalhes: utilize essas configurações para controlar como os modelos de diferentes tamanhos e níveis de complexidade são representados no modelo.
      • Simplificar o modelo reduz o número de triângulos que definem a forma do modelo, o que reduz o detalhe.
      • Controle do modelo especifica como o modelo será renderizado. Utilize primeiro a configuração Autoajuste e faça os ajustes adicionais somente se necessário.
    • Correção do modelo: Utilize essas configurações se o modelo não aparecer como esperado.
    • Para obter detalhes sobre as configurações de Manipulação do modelo e Reparo do modelo, consulte a seção Dicas avançadas a seguir.

  8. Especifique os valores de translação, rotação e escala para cada eixo do modelo.

    A Conversão move o modelo ao longo do eixo especificado. Para alterar o valor da Conversão, insira um número positivo ou negativo para os eixos X, Y ou Z. Por exemplo, para mover o modelo para a direita, insira um valor positivo para X.

    A Rotação altera o ângulo do modelo. Para alterar o valor de Rotação, insira os valores em graus para os eixos X, Y ou Z. Por exemplo, para posicionar o modelo perpendicular à sua posição original no solo, insira 90 no campo Z.

    Para redimensionar o modelo, insira valores de multiplicação em Escala para os eixos X, Y ou Z. Por exemplo, para deixar o modelo duas vezes mais alto, insira 2 no campo Z.

  9. Ao concluir, clique em OK no Editor de estilos.

    A miniatura do estilo é exibida no catálogo. Clique na área do nome para renomeá-lo.

Dicas avançadas

Se for preciso ajustar a manipulação do modelo, use as seguintes diretrizes:

Autoajuste O InfraWorks 360 determina as configurações para o modelo 3D. Se a configuração automática aplica o LOD, é possível alterar a configuração da Distância do LOD, selecionando o LOD explicitamente e, em seguida, ajustando a Distância do LOD.
Visualização direta O InfraWorks 360 aplica as configurações para Simplificar modelo e as opções em Corrigir modelo, mas não ajusta como o modelo é renderizado. Utilize esta configuração se o modelo utiliza um pequeno número de triângulos para definir sua forma, por exemplo, uma casa com poucos detalhes.
Usar LOD O InfraWorks 360 utiliza o LOD (Nível de detalhe) para gerar uma série de simplificações, atribuindo a melhor delas com base na distância de visualização. Se você selecionar esta opção, especifique a Distância do LOD. Utilize esta configuração se o modelo tiver uma grande quantidade de detalhes com muitos triângulos definindo sua forma, por exemplo, um modelo de mobiliário urbano detalhado.

O LOD reduz a complexidade de um modelo 3D à medida que ele se distancia da câmera. O número de triângulos que definem o modelo é reduzido para um quarto de seu valor anterior em cada distância de transição. Os níveis de transição são determinados pelo aplicativo.

A Distância do LOD representa a primeira distância de transição. Em distâncias menores do que essa, o modelo aparece com todos os detalhes.

Nota: Se você reduzir o valor de Simplificar modelo, o nível de detalhe começará com o valor reduzido.
Lado a lado

A superfície de um modelo do InfraWorks 360 é colocada lado a lado para exibir gráficos de forma suave e eficiente. Quando um único objeto abrange vários quadros, a visualização pode ser irregular. Se o objeto estiver na periferia da área visível do modelo, ele poderá não aparecer ou poderá aparecer inesperadamente quando o visualizador aplicar o efeito panorâmico para aproximá-lo. A configuração de Lado a lado evita esses problemas ao anexar permanentemente o modelo 3D à diversos quadros. Ela não afeta a habilidade de visualizar e manipular o modelo.

Utilize esta configuração se o modelo tiver uma grande caixa delimitadora e se muito da caixa delimitadora estiver vazia. Por exemplo, um modelo de uma ponte pode abranger vários quilômetros, e a caixa delimitadora deve conter uma grande quantidade de espaço vazio. O modelo será importado de tal forma que poderá abranger vários quadros no modelo de forma eficaz.
Utilize as configurações de Corrigir modelo para ajustar o modelo quando ele não aparecer como esperado.
  • Inverter orientação: inverte a direção dos normais de face que compõem cada superfície do modelo.
  • Inverter transparência: Torna as áreas transparentes do modelo sólidas e as áreas sólidas, transparentes.
  • Inverter eixo superior: Inverte o modelo de cabeça para baixo.
  • Inverter Y e Z: Controla se o eixo superior se estende ao longo do eixo Y ou Z. Alguns aplicativos utilizam o eixo Y como a direção 'para cima' enquanto outros utilizam o eixo Z.
  • Modo de mescla de textura: Controla a forma na qual imagens de textura são mescladas com cores e iluminação da superfície. Modular tende a escurecer as imagens, enquanto que Decalque tende a clareá-las.

Importar grandes modelos 3D (100 MB ou superior, aproximadamente) pode afetar o desempenho. Os modelos acima de um gigabyte em tamanho causam falha na operação de importação. Se houver modelos 3D grandes, simplifique-os em seus aplicativos de origem (por exemplo, no Autodesk Revit ou 3ds Max) antes de importar.