Ambiente de reparo

É possível importar dados de outros sistemas do CAD no Inventor. Normalmente, os arquivos são abertos como corpos sólidos no ambiente de peças. Quando superfícies e estruturas de arame são importadas, dependendo das opções selecionadas durante a importação, elas são colocadas no ambiente de peças, reparo ou construção.

Existem diferenças nas ferramentas e no comportamento de corpos no ambiente de construção e reparo.

O ambiente de reparo:
O ambiente de construção:

Fluxo de trabalho para importar arquivos:

Abra o modelo com todas as opções de seleção e correção para converter o arquivo e visualizar os resultados rapidamente.

Se o modelo não tiver erros óbvios como é exibido na seguinte imagem, feche o arquivo. Importe utilizando as opções Importar para o ambiente de reparo, Operações compostas múltiplas e Costurar automaticamente e promover.

Nota: A opção Operações compostas múltiplas não está disponível para alguns tipos de arquivo. Se o tipo de arquivo suportar camadas, níveis ou grupos, selecionar a opção importará os dados como operações compostas separadas. Se os dados não forem separados em diferentes níveis, camadas ou grupos no arquivo de origem, selecionar esta opção não afetará o número de superfícies compostas criado.

Se as peças puderem ser unidas em sólidos, a operação de reparo estará concluída.

Se alguns ou todos os corpos importados não forem solidificados, repare os dados após a conversão no ambiente de reparo. As ferramentas do ambiente de reparo fornecem a maior quantidade de controle sobre os valores de tolerância. Você também pode aceitar ou recusar alterações para obter melhores resultados.

Abra o arquivo novamente e ative a opção Importar para o ambiente de reparo. O modelo é aberto no ambiente de reparo.

Se a opção Ambiente de Reparo não estiver disponível, na guia Modelo 3D, no painel Superfície, utilize o comando Reparar Corpos, e selecione um corpo base para ativar o ambiente de reparo depois da conversão. Para entrar no ambiente, no navegador, clique duas vezes no corpo de reparo.

Use o ambiente de reparo para analisar a qualidade dos dados importados e reparar as superfícies ou os sólidos para uso na modelagem de peças. Uma vez corrigidos os dados, o corpo reparado participa do histórico de modelos.

Alguns dos erros ocorrem durante a conversão ou são o resultado de técnicas de modelagem livre. Esses erros incluem:

Você pode detectar e corrigir os erros utilizando as ferramentas especializadas encontradas no ambiente de reparo.

Localizar erros examina os corpos selecionados quanto a erros na topologia, na geometria e na modelagem.

Os dados são marcados no navegador com um dos seguintes ícones:

Geometria correta.

Geometria que requer verificação adicional.
Geometria que contém erros e requer reparos.
Corrigir erros corrige erros nos corpos selecionados utilizando o valor de tolerância de alteração permitida.
Nota: Para visualizar o número de erros corrigidos pelo valor de tolerância especificado, antes de clicar em OK, utilize Analisar corpos selecionados.

Utilize as ferramentas de superfície para reparar os dados não corrigidos pelo comando Corrigir erros.