Verificar a qualidade dos dados convertidos (análise da topologia)

  1. No navegador de peças, clique duas vezes na pasta Construção para acessar o ambiente de construção. Opcionalmente, clique com o botão direito na pasta Construção e selecione Editar construção.
  2. Selecione sólidos ou superfícies para verificação na pasta Construção usando um destes métodos:
    • Na faixa de opções, clique na guia Construção painel Gerenciar Verificação da qualidade. Selecione os dados na janela de desenho.
      Nota: "Dados" são sólidos e superfícies.
    • Clique com o botão direito na pasta Construção e selecione Verificação da qualidade. Todos os dados da pasta Construção serão verificados.
    • Clique com o botão direito em um nó de grupo no navegador e selecione Verificação da qualidade. Somente os dados do nó de grupo serão verificados.
    • Na janela de desenho, clique em uma janela e arraste-a para selecionar sólidos ou superfícies. Clique com o botão direito e selecione Verificação da qualidade. Os sólidos e as superfícies selecionados serão verificados.
  3. Selecione Examinar para verificar os dados.

Análise da topologia

Topologia é a relação entre os componentes geométricos. A Análise da topologia lista os corpos ou superfícies que apresentam erros na topologia e os agrupa por tipo de erro. Sempre tente corrigir os erros de geometria antes de corrigir os erros na topologia.

Erros na topologia

Orientação do contorno
O contorno externo segue em uma direção incorreta em relação à direção normal da face. Se a face tiver ilhas (contornos incluídos no contorno externo), a direção normal das ilhas deve ser oposta para o contorno externo.

A direção do contorno é definida pelos pontos inicial e final e pelo indicador de direção. Além de o contorno e as ilhas terem a mesma direção, uma superfície tem uma direção normal que deve coincidir com a direção do contorno.

Se uma das direções for oposta às demais, um erro será detectado.

Orientação da face
A parte superior de uma face é conhecida como normal de superfície. As faces adjacentes em um sólido devem ter a mesma direção normal. Por exemplo, as seis faces de uma caixa devem apontar para dentro para que seja um sólido válido.

A direção do contorno não é coerente com a direção normal da face ou os contornos internos não coincidem entre si.

Conectividade do contorno
Elementos de geometria como linhas, arcos e splines são combinados para formar estruturas. Muitas arestas e elementos de geometria podem ser combinados em estruturas conhecidas como contornos. Os contornos são empregados como limites nas superfícies e são encarregados de delimitar o tamanho potencialmente infinito de uma face. Às vezes, a estrutura do contorno não é coerente no arquivo IGES ou STEP neutro.
Vértices duplicados
Os pontos de início e de fim de uma aresta são vértices. Durante a conversão, são feitas tentativas para combinar vértices que estejam nas tolerâncias do sistema. Os vértices duplicados podem ocorrer quando arestas pequenas incluírem um objeto complexo.
Dados ausentes na face de má qualidade
A face não tem uma definição geométrica subjacente e está incompleta. Normalmente a face não pode ser usada para a modelagem.
Dados ausentes na aresta de má qualidade
A aresta não tem uma definição geométrica subjacente e está incompleta. Geralmente a aresta não pode ser usada para a modelagem.