caixa de diálogo Criar iPart

Acesso
Faixa de opções: guia Gerenciar painel Criar Criar iPart

Visão geral de Criar

Painel esquerdo
Exibe atributos da peça, segundo a guia selecionada.
Painel direito
Exibe os valores selecionados e adiciona colunas à tabela de iPart. Especifica chaves para indicar a ordem de aninhamento no navegador de peças e na caixa de diálogo Criar iPart, guia Chave. Só as colunas que foram selecionadas como chaves serão exibidas no navegador.

Clique em um atributo com o botão direito e selecione Chave, como material ou tamanho. Na tabela de iPart, um ícone de chave nos cabeçalhos de coluna identifica os valores designados.

A ordem das chaves define a ordem de aninhamento. Por exemplo, se você costuma selecionar um iPart segundo seu comprimento e depois sua largura, selecione o comprimento como Chave1 e a largura como Chave2.

Tabela de iPart
Contém as colunas na ordem selecionada. Também é possível especificar algumas opções de células ou colunas no painel direito.
Nota: Não é possível selecionar uma coluna ou uma célula como valor personalizado e como chave ao mesmo tempo.
Membro
A coluna Membro é criada automaticamente como primeira coluna. Seu valor padrão é o nome do arquivo, indexado por membro, como parafuso-01, parafuso-02. Se desejar obter mais informações sobre Nome do membro e Número de peça, clique para consultar Referência de Opções.

Se você alterar o nome de arquivo padrão do membro, uma mensagem lhe avisará que a alteração de nome afeta o nome do arquivo e lhe pedirá confirmação.

Nota: A coluna Membro é a coluna de nome do arquivo padrão. Se remover o parâmetro de nome do arquivo, o nome do arquivo dos membros é baseado nos nomes das chaves. Estes nomes podem ser longos pois todos os nomes das chaves se concatenam para formar o nome do arquivo.
Linhas
Representam membros individuais de iPart. Clique com o botão direito do mouse para especificar:
  • Inserir linha adiciona um novo membro de iPart.
  • Excluir linha remove um membro de iPart.
  • Célula de parâmetros personalizados permite inserir um valor personalizado quando você inserir esse membro de iPart. O fundo deste tipo de células é de cor azul.
  • Especificar faixa para célula define os valores mínimos e máximos que limitam células personalizadas. São definidos os valores mínimo e máximo.
  • Especificar incremento para célula define o incremento das células personalizadas. O tipo de coluna especifica Unidades, se aplicável.
Colunas
Indicam os valores exclusivos de cada membro de iPart. Clique com o botão direito do mouse para especificar:
  • Excluir coluna remove a coluna selecionada.
  • Coluna de parâmetros personalizados permite a entrada de um valor personalizado. O fundo deste tipo de colunas é de cor azul.
  • Especificar extensão para coluna define limites em valores de colunas personalizadas. São definidos os valores mínimo e máximo.
  • Especificar incremento para coluna define o incremento das colunas personalizadas. O tipo de coluna especifica Unidades, se aplicável.
    As seguintes colunas empregam atributos que são definidos na guia Outros:
    • Coluna de nomes de arquivo especifica a entrada de cada célula como nome do arquivo. Dá um nome exclusivo a cada membro.
    • Coluna de Estilo Exibido especifica uma aparência para cada membro. O padrão é a aparência do membro ativo. Em cada célula, empregue a grafia exata das aparências do Autodesk Inventor LT.
    • Coluna de materiais especifica o material de cada membro. O material padrão é o do membro ativo. Em cada célula, empregue a grafia exata dos materiais do Autodesk Inventor LT.
Botões
Opções
Abre a caixa de diálogo Opções. Aqui é possível criar ou editar números de peças e nomes de membros. Se desejar obter mais informações sobre Nome do membro e Número de peça, clique para consultar Plano de denominação.
Verificar
Verifica se os valores das células da tabela são válidos segundo o tipo de coluna, se há cabeçalhos de coluna incorretos e se as unidades dos valores numéricos são corretas. As células que incluam erros serão ressaltadas com um fundo de cor amarela.
Dica: Para adicionar aparências e materiais diferentes para exemplares individuais, utilize o Microsoft Excel para editar a tabela de iPart. É possível copiar linhas e editar as células da aparência e do material. Quando colocar uma iPart, é possível alterar para um material diferente selecionando uma configuração diferente. Se apropriado, também é possível definir essas colunas como chaves. Os elementos que são adicionados no Excel são exibidos com um fundo de cor vermelha na tabela de iPart.

Guias de iPart

Permitem especificar os atributos que são empregados para definir uma família de iPart. É adicionada uma linha para cada membro de iPart, com valores que servem para diferenciar entre as diferentes variantes.

O número de colunas em uma iPart está limitado a 256, ainda que normalmente as diferenças entre os diferentes membros possam ser especificadas com poucas colunas. As colunas são adicionadas à tabela de iPart na ordem em que são selecionadas.

Parâmetros
Inclui parâmetros que são especificados ao criar a peça, como operações, cotas, parâmetros com nomes alterados e parâmetros personalizados.

Estes dois últimos tipos de parâmetros são adicionados automaticamente como colunas da tabela de iPart; mas os demais parâmetros podem ser selecionados individualmente.

Propriedades
Mostra Resumo, Projeto e Propriedades físicas. Se houver uma iFeature com propriedades personalizadas, estas propriedades também serão incluídas. As propriedades podem ser utilizadas nos desenhos e na lista de materiais. Entre as propriedades úteis estão:
  • O número de peça, que permite que a lista de materiais e de peças estejam atualizadas.
  • O material, que permite especificar a aparência e o material para membros individuais.
Supressão
Especifica as operações individuais que devem ser processadas ou desativadas. Ao criar a peça, suprime operações e adiciona outras que definem os membros, como um corte ou uma extrusão. Esse método permite incluir numerosas variantes de uma peça em um único arquivo. A seguir, é possível especificar o estado de processamento ou de supressão de cada operação de cada membro da tabela de iPart.
Segundo o nível de intervenção que queira permitir quando for colocada a peça, é possível:
  • Especificar as opções Desativar ou Processar em cada operação de cada linha. Quando é colocada a iPart, é selecionado o membro que contém as operações que são necessárias.
  • Especificar uma célula de parâmetros personalizados ou uma coluna de parâmetros personalizados para cada operação que deva ser processada ou desativada. Quando é colocada a iPart, é inserido o estado de desativação adequado.
iFeatures
Especifica as iFeatures vinculadas a tabela que serão incluídas na tabela de iPart. Quando são incluídas, pode ser especificada uma linha iFeature exclusiva para cada linha iPart. É possível especificar o estado de desativação para a iFeature em cada uma das linhas da tabela iPart.
iMates
Permite especificar iMates individuais para incluir em um membro de iPart. É possível incluí-las ou desativá-las, definir valores de deslocamento, bem como especificar nomes coincidentes e números de sequência.
Operações de trabalho

Permite especificar operações de trabalho para incluí-las em uma iPart. As operações de trabalho são excluídas por padrão, exceto as que têm iMates associativas.

Quando são incluídas em um membro, a operação de trabalho apresenta os mesmos parâmetros de visibilidade que a peça original. Considere o seguinte:
  • No caso de iParts padrão, a visibilidade das operações de trabalho somente pode ser alterada com Vista Visibilidade Visibilidade do objeto Planos de trabalho do usuário, Eixos de trabalho ou Pontos de trabalho.
  • No caso de iParts personalizados, você pode ativar e desativar a visibilidade das operações de trabalho.
Roscas
Permite especificar os parâmetros de rosca de cada membro de iPart. Devem ser definidas colunas para cada parâmetro de rosca regular ou inclinada. Devem ser incluídos todos os parâmetros que variam para fazer coincidir a rosca de substituição. Por exemplo:
Rosca existente
Rosca1:Família="Roscas unificadas ANSI" Rosca1:Designação="7/16-14 UNC"
Rosca de substituição
Rosca1:Família="Roscas unificadas ANSI" Rosca1:Designação="7/16-18 UNS"

Na maioria dos casos, esta peça iPart não funcionaria porque Rosca1:Classe não foi adicionada à tabela. Na rosca existente, há três classes disponíveis: 1A, 2A, e 3A. Na rosca de substituição, só está disponível 2A. A não ser que a rosca especificada coincida por completo (as duas sejam de classe 2A), não funcionará porque não pode ser gerada uma operação de rosca.

Nesse caso, selecione o parâmetro Classe, além de Família e Designação, para evitar este erro:

Rosca existente
Rosca1:Família="Roscas unificadas ANSI" Rosca1:Designação="7/16-14 UNC" Rosca1:style-class="1A"
Rosca de substituição
Rosca1:Família="Roscas unificadas ANSI" Rosca1:Designação="7/16-18 UNS" Rosca1:style-class="2A"
Outros
Permite criar cabeçalhos de coluna personalizados na tabela, como custo por unidade, que não controlam o tamanho nem a localização de um membro. Os valores podem conter texto ou dados numéricos.

Na seção Mensagem, é adicionada uma mensagem para instruções de inserção ou outro tipo de informação.