Materiais de PPE

Os compostos de polifenileno éter (PPE ou PPO) são termoplásticos de engenharia que apresentam resistência a altas temperaturas. Devido à elevada temperatura de transição do vidro, que é de cerca de 210 °C, os PPE são normalmente misturados com outros polímeros para aumentar a possibilidade de processamento.

Aplicações típicas

Condições de processamento de moldação por injeção

Secagem
É recomendada a secagem antes da moldação durante aproximadamente 2 a 4 horas a 100 °C. Os PPE têm baixos níveis de absorção de humidade e normalmente podem ser moldados como são recebidos.
Temperatura do fundido
240 °C – 320 °C. As temperaturas mais elevadas são para classificações com níveis mais elevados de PPE.
Temperatura do molde
60 °C – 105 °C
Pressão de injeção do material
60 – 150 MPa

Canais de alimentação e ataques

Todos os ataques podem ser utilizados, mas os ataques tabulares e em leque são preferenciais.

Propriedades Químicas e Físicas

O polifenileno éter (PPE - também conhecido como PPO) é poli (2,6 - dimetil - 1,4 - fenileno éter). O PPE na sua forma pura é muito difícil de processar. Para ultrapassar isto, os PPE comercialmente disponíveis são misturados com outros materiais termoplásticos, tal como o poliestireno/poliestireno de alto impacto ou nylon.

Uma gama de propriedades pode ser obtida dependendo da proporção do PPE e do material com o qual é misturado.

As misturas com nylon (PA 6/6) oferecem uma resistência química melhorada e têm um bom desempenho a altas temperaturas. A absorção de água é baixa e os produtos moldados têm uma excelente estabilidade dimensional.

As misturas com poliestireno são amorfas enquanto as misturas com nylon são cristalinas. A adição de fibra de vidro reduz os níveis de contração até 0,2%. Estes materiais têm excelentes propriedades dieléctricas e um baixo coeficiente de expansão térmica.

O nível de viscosidade da mistura depende da razão dos componentes na mistura; níveis de PPE mais elevados aumentam a viscosidade.