Materiais de LDPE

O Polietileno de baixa densidade (LDPE - Low Density Polyethylene) é um polímero não tóxico, sem sabor e inodoro adequado para aplicações em contacto com alimentos. O LDPE possui uma maior resistência ao choque do que o HDPE, mas uma menor tensão de cedência, viscosidade e resistência química.

Aplicações típicas

Condições de processamento de moldação por injeção

Secagem
Normalmente não necessário
Temperatura do fundido
180 °C – 280 °C
Temperatura do molde
20 °C – 70 °C
Pressão de injeção do material
Até 150 MPa
Pressão de compactação
Até 75 MPa
Velocidade de injeção
São recomendadas velocidades rápidas; os perfis de velocidade podem limitar os problemas de empeno de peças com grande área de superfície.

Canais de alimentação e ataques

Podem ser utilizados todos os tipos convencionais; o LDPE é adequado a moldes de canais de alimentação quentes. Os canais de alimentação quentes e isolados são preferidos para as alterações frequentes de cor.

Propriedades Químicas e Físicas

O LDPE é produzido através da polimerização de etileno com uma pressão e temperatura elevadas. O material é semicristalino-cristalino. O nível de cristalinidade é baixo devido a ramificações da cadeia. O material é rígido mas possui propriedades de tensão moderadas e exibe deformação. No entanto, detém uma boa resistência química e ao impacto. É um material de fluxo fácil devido à ramificação da cadeia longa.

Os materiais comerciais têm densidades entre 0,91 – 0,94 g/cm³. O LDPE é permeável a gases e vapores. Não são possíveis tolerâncias muito restritas com este material e o seu coeficiente relativamente grande de expansão térmica torna-o menos adequado para aplicações a longo prazo.

A contração encontra-se na ordem dos 0,02 – 0,05 mm/mm [2 – 5%] quando a densidade se encontra entre 0,91 – 0,925 g/cm³. Quando a densidade se encontra entre 0,926 – 0,04 g/cm³, a contração situa-se na ordem dos 1,5 – 4%. Os valores atuais de contração dependem das condições de moldação.

O LDPE é resistente a muitos solventes à temperatura ambiente, no entanto os hidrocarbonetos clorinados e aromáticos causam inchaço. Tal como o HDPE, também é suscetível a fissuração causada pelo meio ambiente.