Materiais de ABS

O acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS) oferece uma maior capacidade de processamento, uma melhor aparência, uma baixa deformação, uma excelente estabilidade dimensional e uma elevada resistência ao choque.

Aplicações típicas

Condições de processamento de moldação por injeção

Secagem
As classificações de ABS são higroscópicas e a secagem é necessária antes do processamento. As condições de secagem sugeridas são 80 °C – 90 °C para no mínimo 2 horas. O teor de humidade do material deve ser inferior a 0,1%.
Temperatura do fundido
200 °C – 280 °C; Objetivo: 230 °C
Temperatura do molde
25 °C – 80 °C. As temperaturas do molde controlam as propriedades de brilho; as temperaturas do molde mais baixas produzem níveis de brilho mais baixos.
Pressão de injeção do material
50 – 100 MPa
Velocidade de injeção
Moderada – elevada

Propriedades Químicas e Físicas

O ABS é produzido por uma combinação de três monómeros: acrilonitrilo, butadieno e estireno. Cada um dos monómeros contribui com diferentes propriedades: dureza e resistência química e térmica do acrilonitrilo; capacidade de processamento, brilho e força do estireno; resistência ao impacto e resiliência do butadieno. Morfologicamente, o ABS é um material amorfo.

A polimerização de três monómeros produz um termopolímero que é composto por duas fases: uma fase contínua de estireno e acrilonitrilo (SAN) e uma fase dispersa de borracha de polibutadieno. As propriedades do ABS são afectadas pelas razões dos monómeros e pela estrutura molecular das duas fases. Isto facilita um elevado nível de flexibilidade no desenho do produto e, consequentemente, existem centenas de classificações disponíveis no mercado. As classificações comercialmente disponíveis oferecem diferentes caraterísticas, tais como impacto médio a elevado, brilho de superfície baixo a elevado e distorção de calor elevada.