Este diálogo é utilizado para ver/editar as propriedades do material termoplástico selecionado.
O separador Propriedades reológicas da caixa de diálogo Material termoplástico, é utilizado para especificar as propriedades reológicas (relativas ao fluxo) do material termoplástico.
Matriz, WLF cruzada e Segunda ordem são os modelos de viscosidade usados para os termoplásticos. Para os materiais na base de dados do Autodesk Simulation Moldflow, foi selecionado o modelo de viscosidade predefinido apropriado.
Em casos onde necessita de ver o modelo de viscosidade, clique em Ver coeficientes do modelo de viscosidade para visualizar os coeficientes.
Nos casos em que necessita de especificar o modelo de viscosidade predefinido, selecione o modelo na lista pendente.
e
, são específicas para cada resina. Se não existirem dados específicos, podem ser usados valores típicos para avaliar se as perdas nas junções são significativas para a aplicação. Perda nas junções é o cálculo da perda hidráulica que ocorre quando o fundido passa por uma mudança grande de diâmetro no trajeto como do fim do canal para o ataque. O software calcula esta perda utilizando as constantes de correção de Bagley,
e
, para o material.
Se os dados de perda nas junções não estiverem disponíveis para o material que selecionou, pode utilizar os valores típicos para os coeficientes de perda nas junções.
Os valores oscilam entre 0,00001 e 10 (normalmente, 0,0001) ou
entre 2,5 e 1 (normalmente, 2). Se os resultados da análise mostrarem que a perda nas junções for significativa para a sua aplicação, é aconselhamos vivamente que peça aos Autodesk Moldflow Plastics Labs uma caraterização do material quanto aos coeficientes de perda nas junções.
A temperatura de transição corresponde à temperatura de transição vítrea (Tg) para materiais amorfos e à temperatura de cristalização (Tc) para polímeros semi-cristalinos.
MFR é idêntico ao standard ASTM , Indice de fluidez do fundido (MFI)
Para medir o MFR , o material é primeiro aquecido a num cilindro a uma temperatura precisa. Um peso preciso é então aplicado no topo do pistão para forçar o fundido por uma tinta capilar no fundo do cilindro. MFR é a massa de material que passa pela tinta num determinado periodo de tempo sob determinadas condições de temperatura e pressão.