Diálogo Material termoplástico-separador Propriedades reológicas

Este diálogo é utilizado para ver/editar as propriedades do material termoplástico selecionado.

O separador Propriedades reológicas da caixa de diálogo Material termoplástico, é utilizado para especificar as propriedades reológicas (relativas ao fluxo) do material termoplástico.

Nota: Se um nome de propriedade aparecer a vermelho, isso indicará que a propriedade não foi testada para esse material específico. No entanto, foram utilizados dados de teste de um material de um grau genérico comparável que foram considerados.

Elementos da caixa de diálogo

Modelo de viscosidade predefinido
Por forma a simular as propriedades de viscosidade do material com precisão durante uma simulação de enchimento, um modelo matemático de viscosidade é necessário.

Matriz, WLF cruzada e Segunda ordem são os modelos de viscosidade usados para os termoplásticos. Para os materiais na base de dados do Autodesk Simulation Moldflow, foi selecionado o modelo de viscosidade predefinido apropriado.

Em casos onde necessita de ver o modelo de viscosidade, clique em Ver coeficientes do modelo de viscosidade para visualizar os coeficientes.

Nos casos em que necessita de especificar o modelo de viscosidade predefinido, selecione o modelo na lista pendente.

Coeficientes do método de perda nas junções
As constantes de correção de Bagley, e , são específicas para cada resina. Se não existirem dados específicos, podem ser usados valores típicos para avaliar se as perdas nas junções são significativas para a aplicação.

Perda nas junções é o cálculo da perda hidráulica que ocorre quando o fundido passa por uma mudança grande de diâmetro no trajeto como do fim do canal para o ataque. O software calcula esta perda utilizando as constantes de correção de Bagley, e , para o material.

Se os dados de perda nas junções não estiverem disponíveis para o material que selecionou, pode utilizar os valores típicos para os coeficientes de perda nas junções. Os valores oscilam entre 0,00001 e 10 (normalmente, 0,0001) ou entre 2,5 e 1 (normalmente, 2). Se os resultados da análise mostrarem que a perda nas junções for significativa para a sua aplicação, é aconselhamos vivamente que peça aos Autodesk Moldflow Plastics Labs uma caraterização do material quanto aos coeficientes de perda nas junções.

Temperatura de transição
A temperatura de transição é a temperatura a que o polímero congela. A esta temperatura, a transição fundido para sólido ocorre.

A temperatura de transição corresponde à temperatura de transição vítrea (Tg) para materiais amorfos e à temperatura de cristalização (Tc) para polímeros semi-cristalinos.

Índice de viscosidade da Moldflow
Um ponto único de referência do nível de viscosidade (em Pa. Seg. ) a uma temperatura designada e uma taxa de corte de 1000 1/seg.
Por exemplo , VI(240)125 significa que esse material tem uma viscosidade de 125 Pa.s a uma taxa de corte de 1000 1/seg e uma temperatura de 240 ºC.
Nota: O Autodesk utiliza a mesma temperatura para calcular o Índice de Viscosidade para todos os polímeros de uma família genérica (por exemplo, PP) para facilitar a comparação de materiais.
Índice de fluidez (MFR)
MFR é uma medida padrão ISO que descreve a facilidade com que um determinado fundido escoa. Quanto maior o valor, mais prontamente ele flui.

MFR é idêntico ao standard ASTM , Indice de fluidez do fundido (MFI)

Para medir o MFR , o material é primeiro aquecido a num cilindro a uma temperatura precisa. Um peso preciso é então aplicado no topo do pistão para forçar o fundido por uma tinta capilar no fundo do cilindro. MFR é a massa de material que passa pela tinta num determinado periodo de tempo sob determinadas condições de temperatura e pressão.

  • Temperatura é a temperatura que foi utilizada para derreter o material na medição MFR.
  • Carga é a massa que foi aplicada para empurrar o material pelo cilindro na medição MFR.
  • MFR Medido é um índice de fluidez do fundido em questão. É medido em gramas por 10 minutos (g/10 min), e representa a massa de fundido que passa pela tinta em 10 minutos
Viscosidade extensional
Especifica se os dados de viscosidade extensional estão disponíveis para este material.
Se esta opção estiver selecionada, surgirá um botão que permitir a visualizar ou editar os coeficientes do modelo de viscosidade extensional.
Nota: O modelo de viscosidade extensional, se selecionada, é utilizada para análises Enchimento+Compactação 3D.