Materiais de PA6

O poliamida 6, nylon 6, ou policaprolactana (PA6) é um dos maiores termoplásticos de engenharia. O PA6 é duro, tem uma excelente resistência à abrasão, boa resistência química, resistência à fadiga, lubrificação, resistência ao choque, boa força e rigidez.

Aplicações

Condições de processamento de moldação por injeção

Secagem
Como o PA6 absorve rapidamente a humidade, devemos ter cuidado de forma a certificarmo-nos da sua secura antes da moldação. Se o material for fornecido em embalagens impermeáveis, estas devem ser mantidas fechadas. Se o teor de humidade for >0.2%, é recomendada uma secagem num forno de ar quente a 80 °C, durante 16 horas. Se o material tiver sido exposto a ar, por um período superior a 8 horas, é recomendada a secagem a vácuo a >105 ℃, durante mais de 8 horas.
Temperatura do fundido
  • 230 ℃ - 280 ℃
  • 250 ℃ - 300 ℃ para classificações reforçadas
Temperatura do molde
A temperatura do molde influencia significativamente o nível de cristalinidade que, por sua vez, afecta as propriedades mecânicas.
  • 80 ℃ ou superior. Os materiais reforçados com vidro são sempre processados a temperaturas do molde superiores.
  • 80 ℃ – 90 °C. Nas peças estruturais, é necessário um elevado grau de cristalização. Aumentar a temperatura do molde aumenta a força e dureza, no entanto diminui a resiliência. As temperaturas elevadas do molde também são recomendadas para peças de parede fina com comprimentos de fluxo longos.
  • [20 °C – 40 °C. Para obter um grau de cristalinidade mais uniforme e elevado, recomendamos um molde frio para peças com uma espessura de parede superior a 3 mm.
Pressão de injeção do material
Geralmente entre 75 MPa – 125 MPa (depende do desenho do produto e do material)
Velocidade de injeção
Elevada (ligeiramente inferior para classificações reforçadas)

Canais de alimentação e ataques

A localização do ataque é importante por causa dos tempos de solidificação muito rápidos. Como qualquer tipo de ataque pode ser utilizado, a abertura não deve ser inferior a metade da espessura da peça. Quando são utilizados canais de alimentação quentes, o tamanho dos ataques pode ser mais pequeno do que quando são utilizados canais de alimentação frios. Ao utilizar-se ataques circulares cónicos, o diâmetro mínimo do ataque deve ser 0,75 mm.

Propriedades Químicas e Físicas

A estrutura molecular dos poliamidas é constituída por grupos de amido (CONH) unidos por secções alifáticas lineares (com base em grupos de metileno). A resiliência, rigidez, cristalinidade e a resistência térmica de materiais de poliamida devem-se à forte atração de interligação causada pela polaridade dos grupos de amido. Os grupos CONH também causam muita absorção de humidade.

O nylon 6 é produzido pela polimerização de caprolactama. As propriedades físicas e químicas são semelhantes às do PA66. Contudo, o seu ponto de fusão é inferior ao PA66, possuindo um intervalo de temperaturas de processamento mais alargado. A sua resistência aos solventes e ao choque são melhores do que a do PA66, contudo a sua absorção de humidade é superior. Muitas propriedades são afectadas pela absorção de humidade, que deve ser tida em consideração ao desenhar-se com estas classificações. São adicionados vários modificadores para melhorar as propriedades mecânicas, o vidro é um dos filtros mais usados. A adição de elastómeros, tais como EPDM ou SBR, melhora a resistência ao impacto.

Para classificações sem carga, a contração encontra-se na ordem dos ,01 – ,015 mm/mm [1 – 1,5%]. A adição de fibras de vidro reduz a contração até a um mínimo de 0,3% na direção do fluxo, podendo ser tão alta quanto 1% na direção do fluxo cruzado. A contração pós-moldação é afetada principalmente pelo nível de cristalinidade e de absorção de humidade. A contração atual é uma função do desenho da peça, da espessura de parede e das condições de processamento.