O cloreto de polivinil (PVC) é um polímero amplamente utilizado. A gama de aditivos utilizada com este polímero pode alterar as suas propriedades físicas para criar um polímero rígido e duro, utilizado para canos de água, através de um material flexível utilizado nas aplicações fabris.
Podem ser utilizados todos o tipos de ataque convencionais. Os ataques circulares e capilares cónicos são utilizados para moldar pequenos componentes e os ataques em leque são normalmente utilizados para secções espessas. O diâmetro mínimo dos ataques circulares e capilares cónicos deve ser de 1 mm e a espessura dos ataques em leque não deve ser inferior a 1 mm.
Os gitos devem ser o mais curtos possível; os tamanhos normais dos canais são entre 6 – 10 mm e devem ter uma secção transversal redonda. Os canais de alimentação quentes e isolados e alguns tipos de revestimento do gito quente podem ser utilizados com o PVC.
O PVC rígido (não plastificado), que é produzido através de cloreto de sódio e gás natural, é um dos materiais de plástico mais amplamente utilizados. A estrutura química repetida é o cloreto de vinil. Os aditivos são misturados com PVC para o tornar processável. As classificações de PVC produzidas por técnicas em suspensão ou polimerização em massa são os principais tipos utilizados para o processamento do fundido. O PVC é substancialmente um material amorfo.
Os aditivos utilizados incluem estabilizadores, lubrificantes, ajudas de processo, pigmentos, modificadores de impacto e cargas. As caraterísticas do PVC incluem baixa combustibilidade, dureza (desenhado para ser virtualmente inquebrável), boa resistência às intempéries (retenção do impacto e cor e sem perda de rigidez) e uma excelente estabilidade dimensional. O PVC é altamente resistente aos agentes de redução e oxidação e a ácidos fortes. No entanto, o PVC não plastificado não é recomendado para uma utilização contínua e ambiental acima dos 60 °C. Não é resistente a ácidos oxidantes concentrados tais como ácido sulfúrico ou nítrico e não é adequado para ser utilizado com hidrocarbonetos clorinados e aromáticos.
É muito importante processar o material à temperatura do fundido correta; caso contrário, podem ocorrer graves problemas devido a decomposição (que produz ácido clorídrico que, por sua vez, acelera a decomposição).
O PVC é um material de fluxo relativamente rijo e possui um intervalo de processamento estreito. O peso molecular determina as caraterísticas do fluxo. Os materiais com um peso molecular elevado são mais difíceis de processar. Isto pode ser alterado pela adição de lubrificantes. Normalmente, no entanto, as classificações de peso molecular utilizadas na moldação são relativamente baixas.
A contração é bastante baixa (0,002 – 0,006 mm/mm [0,2 – 0,6%]).