O poliacetal ou polioximetileno (POM) tem um baixo coeficiente de fricção, boa estabilidade dimensional e resistência a altas temperaturas.
Pode ser utilizado qualquer tipo de ataque. Os ataques circulares cónicos devem ser o mais curto possível. Os canais de alimentação quentes e isolados são preferidos para os homopolímeros. Os canais de alimentação quentes, aquecidos quer internamente quer externamente, podem ser utilizados com copolímeros.
Os acetais são materiais duros e resilientes que apresentam uma boa resistência a fendas, estabilidade dimensional e resistência ao impacto mesmo a baixas temperaturas.
As classificações do acetal são homopolímeros ou copolímeros. Os homopolímeros possuem uma melhor tensão de cedência, resistência à fadiga e dureza, mas são difíceis de processar. Os co-polímeros possuem melhor estabilidade térmica, resistência química e são processáveis. Tanto os homopolímeros como os copolímeros são cristalinos e têm pouca absorção de humidade.
Os co-polímeros podem ser utilizados continuamente à temperatura ambiente até 100 °C. Os homopolímeros têm uma resistência a temperaturas ligeiramente superiores. As diversas classificações de materiais de acetal que estão disponíveis podem ser adaptadas a diferentes aplicações.
Os altos níveis de cristalinidade dos acetais geram níveis de contração relativamente altos de 0,02 a 0,035 mm/mm. Observa-se uma contração diferencial com classificações reforçadas.