O policarbonato (PC) é um material de engenharia amorfo com uma resistência ao choque excepcionalmente boa, resistência ao calor, transparência, capacidade de esterilização, retardante de chamas e resistência à sujidade.
O PC é um poliéster de ácido carbónico. Todos os policarbonatos normais têm como base o bisfenol A. O componente bisfenol A da molécula contribui para a elevada temperatura de transição do vidro (150 °C). A mobilidade rotacional do grupo carbonil dentro da molécula contribui para a elevada flexibilidade e dureza do material.
A resistência ao choque Izod com fendas do PC é bastante elevada e a contração do molde é baixa e consistente [0,1 – 0,2 mm/mm].
Os PC de elevado peso molecular (que se traduz num MFR baixo) têm propriedades mecânicas mais elevadas, mas o processamento dessas classificações torna-se difícil. O tipo de PC escolhido para uma aplicação deve basear-se no critério desejado. Para propriedades de elevado impacto, utilize um PC com baixo MFR; por outro lado, para um processamento ótimo, utilize um PC com alto MFR.
As viscosidades do fundido são normalmente newtonianas até taxas de corte de 1000 1/s, diminuindo para além destas. A temperatura de deflexão de calor sob carga situa-se normalmente entre 130 – 140 °C , já o ponto de amolecimento Vicat, normalmente, à volta de 155 °C.