Efeito racetrack

O efeito racetrack ocorre quando o fluxo corre por secções espessas de uma cavidade antes de as secções finas terem sido cheias.

Nota: As secções espessas oferecem menos resistência ao fluxo que as secções finas.

Efeito racetrack

O efeito racetrack indica caminhos do fluxo desequilibrados e podem frequentemente causar linhas de soldadura desnecessárias e prisões de ar. O seguinte diagrama mostra uma peça com um bordo espesso.



O fluxo do plástico (setas vermelhas) flúi em torno do bordo, prendendo uma bolsa de ar (círculo azul).

O que fazer

Uma grande diferença na espessura da parede de uma peça pode causar problemas; mas é por vezes necessária do ponto de vista de desenho. No entanto, no desenho anterior, o efeito racetrack nas regiões espessas não é realmente o problema. O problema é o fluxo desequilibrado que permite que o efeito racetrack ocorra. Se o plástico chegar a todas as partes do bordo espesso ao mesmo tempo, o efeito racetrack não ocorrerá.



O caminho do fluxo 1 é mais curto do que o caminho do fluxo 2. No entanto, tornando o caminho do fluxo 2 mais espesso ou tornando o caminho do fluxo 1 mais fino (ver Como a espessura afecta o fluxo), o plástico pode ser forçado a alcançar todas as partes do bordo espesso ao mesmo tempo. Isto iria equilibrar os fluxos.