O poliamida 12, nylon 12 (PA12) é um isolante elétrico eficaz e as suas propriedades não são tão sensíveis à humidade como outros poliamidas. O PA12 tem boa resistência ao choque e a muitos químicos, sendo muito modificado com plastificantes e reforços. Em comparação com os materiais de PA6 e PA66, os de PA12 têm um ponto de fusão e densidade inferiores e uma taxa de humidade residual muito mais baixa. O PA12 não é resistente a ácidos oxidantes fortes.
Para classificações sem carga, os diâmetros do canal de alimentação podem ser tão pequenos quanto 3 – 5 mm. As classificações reforçadas necessitam de diâmetros maiores (5 – 8 mm). A forma do canal de alimentação deve ser do tipo redondo. Os gitos devem ser o mais curtos possíveis.
Podem ser utilizados vários ataques. Para evitar componentes com uma tensão extremamente elevada ou uma contração excessiva, os ataques pequenos não devem ser utilizados para peças grandes. A espessura do ataque deve ser igual à espessura da peça. Ao utilizar-se ataques circulares cónicos, o diâmetro mínimo recomendado é 0,8 mm.
Os moldes de canais de alimentação quentes podem ser eficazmente utilizados mas o controlo preciso da temperatura é necessário para evitar a solidificação de material no bico. Quando são utilizados canais de alimentação quentes em vez de canais de alimentação frios o tamanho dos ataques pode ser mais pequeno.
O PA12 é um termoplástico cristalino-semicristalino, linear obtido do butadieno. As propriedades do PA12 e PA11 são semelhantes, mas o PA12 tem uma estrutura de cristal diferente.
A viscosidade é determinada pelo teor de água, temperatura e tempo de permanência. Este material flui facilmente. A contração encontra-se na ordem dos 0,005 – 0,02 mm/mm [0,5 – 2%]. Esta encontra-se dependente da classificação específica, da espessura de parede e das condições de processamento.