Acerca deste resultado
O resultado Empeno indica que esta área da peça pode ter severos problemas de empeno. As deflexões fora do plano estão perto de ou excedem a deflexão máxima nominal especificada (NMD) devido à contração.
O que fazer a seguir
Quando a deflexão fora do plano excede a deflexão máxima nominal especificada (NMD) devido a contração, existem várias alternativas disponíveis para melhorar a moldabilidade da sua peça:
Nota: Se já tiver reduzido os efeitos de orientação, os efeitos da contração diferencial podem ser muito diferentes dos encontrados no modelo da peça original devido a alterações em localizações do ataque ou na espessura da peça, etc.
- Utilize um perfil de compactação
- A primeira opção a considerar ao reduzir a contração diferencial é a utilização de um perfil de compactação. Isto depende do tempo de resposta da máquina e a sua eficácia pode ser limitada para peças finas, ou peças com geometrias complexas.
Nota: A vantagem de utilizar um perfil de compactação para reduzir o empeno é a de que não implica alterar as especificações do desenho da peça.
- Reduza as variações de espessura da peça
- Se a peça tem uma geometria complexa e fina, isso pode causar dificuldades no enchimento, e necessitará de uma grande pressão de injeção. Se alterar a pressão de injeção não for possível, a geometria da peça pode ter de ser alterada.
- Utilize insertos no molde
- A última alternativa para reduzir o diferencial de contração é considerar a utilização de insertos no molde para reduzir a contração devido a variações nas velocidades de arrefecimento.
Nota: A análise Inserto no molde só está disponível no Autodesk Simulation Moldflow Insight.