O uso de Portais de céu e o controle de exposição fotográfica

Um Portal de céu é um objeto de luz do 3ds Max que reúne a luz do céu (ao invés de a luz solar direta) gerada pelo sistema Daylight. Ele, então, direciona a luz através de objetos selecionados, tais como portas, janelas e portas de vidro, de modo que o interior das construções fique iluminado.

Configurar a lição:

Renderizar a cena para comparação posterior:

  1. Ative a viewport Câmera-Terraço e renderize a cena.
  2. Na janela da estrutura renderizada, faça um clone da imagem.
  3. Minimize as duas janelas de estruturas renderizadas.

Isole as janelas e portas:

  1. Em uma área vazia da barra de ferramentas principal, clique com o botão direito do mouse e escolha Camadas no menu suspenso.

    O 3ds Max Abre a barra de ferramentas Camadas.

  2. Selecione Portas e janelas na lista suspensa de camadas.
  3. Clique em (Selecionar objetos em camada atual) para selecionar as portas e janelas.
  4. Clique com o botão direito em qualquer viewport e, no menu quad, escolha Isolar seleção para exibir somente os objetos selecionados.
  5. Ative a viewport Câmera-Terraço, pressione P para alternar para uma visão em perspectiva e navegue com (Pan) e (Campo de vista) até que todas as janelas estejam claramente na vista.
  6. Gire a vista de forma que as janelas e portas estejam de frente para você, conforme a ilustração a seguir.
  7. Pressione +W para ampliar a vista em perspectiva e a seguir pressione F4 para exibir as Faces da aresta.

Adicione os Portais de céu:

  1. No painel Criar, clique em (Luzes). Na implementação do tipo de objeto, clique em “mr Portal de céu” para ativá-lo e, em seguida, ative AutoGrid.
  2. Na vista em perspectiva, crie o primeiro Portal de céu arrastando diagonalmente do canto inferior esquerdo da janela para o canto superior direito, até que toda a abertura fique coberta.
    Dica: Quando você cria um Portal de céu, certifique-se de que o eixo Z da grade AutoGrid está perpendicular ao painel de vidro da janela ou porta, como é mostrado na ilustração.
  3. Repita o passo anterior para cada objeto de porta e janela na cena, exceto para o objeto PivotDoor02 (segundo a partir da direita no canto superior direito da viewport).
  4. Gire a vista em perspectiva de modo que os lados das janelas e portas sejam visíveis, tal como mostra a ilustração a seguir.

    Uma seta amarela para cada objeto Portal de céu indica a direção ou o fluxo da luz. Uma vez que utilizou o AutoGrid para inserir o objeto Portal de céu na face externa das portas e janelas, as setas do fluxo de luz apontam na direção correta para dentro do edificio. (Se você criou o Portal de céu no interior do edificio, é necessário reverter o fluxo de luz girando a janela/porta ou ativando Inverter direção de fluxo de luz na implementação de “Parâmetros mr do Portal de claraboia").

  5. Gire a cena novamente até que o objeto PivotDoor02 fique voltado para você. Crie outro objeto Portal de céu arrastando através desta porta.
  6. Gire a cena uma última vez para que os lados das portas e janelas sejam visíveis, tal como amostra a ilustração a seguir. O objeto PivotDoor02 deve ter a sua luz apontada na direção correta: para dentro da sala do lado oposto da construção.

Ajustar as configurações do Portal de céu:

  1. Selecione qualquer objeto Portal de céu que você criou clicando na sua seta de fluxo de luz amarela.
  2. Vá para o painel Modificar.

    Cada Portal de céu tem uma implementação de “Parâmetros mr do Portal de claraboia”. O controle Multiplicador nesta implementação permite aumentar a quantidade de luz transmitida pelo Portal de céu. No entanto, por enquanto, deixe o multiplicador definido como 1,0.

    Não é necessário sombras interiores para uma tomada externa quando visto à certa distância. Além disso, desativar Sombras ajuda a reduzir o tempo de renderização. Se você criou um único Portal de céu, você pode desativar o alternar Sombras aqui, mas como você criou diversos objetos Portal de céu, é mais fácil de utilizar a Lista de luzes.

  3. No menu principal, selecione Ferramentas Lista de luzes. Na caixa de diálogo Lista de luzes coluna Sombras, desative Sombras para cada objeto mr Portal de céu na cena.
  4. Feche a Lista de luzes.
  5. Clique com o botão direito do mouse na viewport e, no menu quad, escolha Terminar Isolar.

    Se o 3ds Max abrir uma caixa de diálogo Selecionar câmera, selecione Câmera-Terraço e clique em OK. Caso contrário, clique na legenda POV da viewport perspectiva e escolha Câmeras Câmera-Terraço.

  6. Pressione F4 para voltar ao modo de sombreamento regular.

Renderize o terraço para ver o efeito dos Portais de céu:

  1. Renderizar a viewport da Câmera-Terraço e comparar os resultados com a renderização da estrutura duplicada anteriormente nesta lição.

    O resultado é sutil, mas aprimorado. As aberturas de janelas e portas são um pouco mais claras porque agora os Portais de céu estão canalizando luz do céu para a cidade.

    É possível entender melhor os efeitos dos Portais de céu examinando a cidade a partir do interior.

Visualizar o efeito de Portais de céu do interior da cidade:

  1. Alterne a viewport Câmara-Terraço para a vista Câmara-Interior e, em seguida, renderize a cena.

    Como a exposição de cena está definida para condições de exterior, a parte exterior da cena está exibida corretamente, mas o interior fica muito escuro. É necessário ajustar as configurações de exposição para compensar a menor iluminação do interior do edificio.

  2. Na janela da estrutura renderizada, clique em (Caixa de diálogo Ambiente e efeitos (controles de exposição) ) para exibir caixa de diálogo de Ambiente e efeitos.
  3. Na implementação de mr Controle de exposição fotográfica grupo Exposição, certifique-se de a Exposição fotográfica está selecionada e defina a Velocidade do obturador para 125,0(1/125 seg.).

    Mantenha a caixa de diálogo Ambiente e efeitos aberta por enquanto.

  4. Faça um clone do quadro renderizado e clique em Renderizar para renderizar a cena novamente.

    A velocidade mais lenta do obturador permite que mais luz entre na câmera, o que resulta em uma melhor exposição interior.

    É possível aprimorar ainda mais a iluminação interna aumentando o número de quiques para cada raio de luz que entra no interior.

  5. Duplicar o quadro renderizado atual. No controlador de mental ray da janela de quadro renderizado, altere a Precisão de coleta final para Baixo e aumente o valor de quiques FG para 2.
  6. Renderizar a vista interna novamente e comparar os resultados com o quadro duplicado.
  7. Feche os quadros anteriormente duplicados e crie um novo clone dos mais recentes de renderização.

    Se desejar, é possível levar as coisas mais além arrastando as barras deslizantes de Precisão de coleta final e precisão da imagem para a direita. Tenha em mente que quanto maior a precisão, mais lento o tempo de renderização.

    Para esta cena interna, é apropriado que as portas do Portal de céu projetem sombras. Isto é porque a iluminação do ambiente seria normalmente afetada por sombras projetadas pela moldura da porta.

  8. Selecionar o objeto Portal de céu ao clicar em sua meta-alça no centro da porta. Na implementação de “Parâmentros mr do Portal de claraboia”, ative Sombras.
  9. Renderizar a cena novamente.

    Se você comparar o resultado com a renderização duplicada, pode ver que as sombras onde as paredes se encontram e onde elas se encontram com o teto são mais largas e escuras do que foram anteriormente.

  10. Para o Portal de céu selecionado, desative as sombras novamente.
  11. Altere a vista para Câmara-Terraço.
  12. Na caixa de diálogo Ambiente e efeitos, defina a velocidade do obturador para uma exposição adequada para cenas externas, que é de 512(1/512 seg.).

Salve o trabalho:

Seguinte

Iluminação do horário da manhã