Além da barra de menus do editor, esse tópico abrange os menus de clique com o botão direito na janela do editor do Max Creation Graph.
Interface
Menu Arquivo
Fornece comandos para salvar e carregar arquivos com o Max Creation Graph (MCG). Os tipos de arquivo compatíveis incluem:
- Novo
- Abre uma nova guia sem título com um gráfico vazio. Para dar nome à guia, salve o gráfico em um arquivo.
- Abrir
- Abre uma caixa de diálogo de arquivo para escolher um arquivo Max Creation Graph para abrir.
Por padrão, a caixa de diálogo lista todos os arquivos de Ferramentas de MCG (.maxtool) e Composto de MCG (.maxcompound). Para limitar a lista de arquivos a qualquer tipo, selecione o tipo de arquivo na lista suspensa à direita do campo Nome do arquivo na caixa de diálogo.
- Mesclar
- Abre uma caixa de diálogo de arquivo para escolher um arquivo de ferramenta ou composto de MCG para abrir, combinando com o gráfico atual.
- Salvar
- Armazena o gráfico atual como um arquivo de ferramenta ou composto de MCG. Se o arquivo não for salvo, inicialmente você será solicitado a dar um nome ao arquivo.
- Salvar todos
- Salva o conteúdo de todas as janelas de gráficos abertas em arquivos separados, usando os nomes de arquivos existentes. Para quaisquer gráficos que ainda não tiverem sido salvos, solicita que você informe o nome de arquivo da cada um deles.
- Salvar como
- Abre uma caixa de diálogo para salvar o gráfico atual, uma ferramenta ou composto de MCG com um nome diferente.
- Pacote Max Creation Graph
- Abre uma caixa de diálogo de arquivo para salvar o gráfico atual como um pacote de componente de software (arquivo .mcg) que qualquer usuário do Autodesk 3ds Max 2016 ou posterior pode instalar e usar. Tenta a validação da ferramenta e imprime os resultados na janela Registro de mensagens.
- Instalar Max Creation Graph
- Abre uma caixa de diálogo de arquivo para carregar e instalar um pacote MCG a partir de um arquivo .mcg. Depois de você abrir o arquivo, ele será exibido na interface do programa na categoria apropriada. Por exemplo, se o nó de saída do gráfico for do tipo geometria, a ferramenta aparecerá no painel Criar, pronta para uso.
- Arquivos recentes
- Abre um submenu listando arquivos abertos recentemente. Selecione um item na lista para reabrir o arquivo.
Menu Editar
- Cortar
- Remove os nós selecionados e coloca-os em uma memória temporária para colar. Cortar um nó de grupo não tem efeito sobre qualquer um dos seus nós membros.
- Copiar
- Copia os nós selecionados para uma memória temporária para colar.
- Colar
- Adiciona nós cortados ou copiados ao gráfico.
- Excluir
- Remove os nós selecionados. Excluir um nó de grupo não tem efeito em nenhum nó membro.
- Limpar
- Exclui todos os nós do gráfico atual.
- Selecionar todos
- Seleciona todos os nós no gráfico atual.
- Selecionar nenhum
- Cancela a seleção de todos os nós no gráfico atual.
- Selecionar invertido
- Seleciona todos os nós não selecionados e cancela a seleção de todos os nós selecionados no gráfico atual.
- Mostrar menu de pesquisa
- Abre uma caixa de diálogo para encontrar nós por nome na localização do cursor do mouse. Insira parte do nome que você está procurando no teclado e clique em seu nome na lista para adicionar ao gráfico. Equivalente do teclado: X
- Mostrar propriedades de gráfico
- Abre a caixa de diálogo Informações do gráfico para inserir as propriedades de gráfico e informações para usuários potenciais. Essas informações permanecem com o gráfico quando você o empacota para uso por outras pessoas.
- Listar dependências
- Exibe na janela Registro de mensagens quaisquer componentes do gráfico externos que são necessários para o funcionamento correto do gráfico. Estes são normalmente compostos, que podem ser aninhados.
Use isso para determinar que componentes você necessita incluir quando transferir um gráfico para um membro de equipe.
Menu de vistas
- Extensões de zoom selecionadas
- Ajusta no nível de ampliação da janela de gráficos, de modo a que todos os componentes sejam visíveis.
Menu de construção
- Avaliar
- Verifica o gráfico atual quanto à construção válida e, se a avaliação for bem-sucedida, adiciona a saída à interface do 3ds Max e imprime os resultados na janela Registro de mensagens do editor gráfico.
- Validar
- Verifica o gráfico atual quanto à construção válida e imprime os resultados na janela Registro de mensagens do editor gráfico.
- Visualizar MAXScript
- Abre a saída do MAXScript a partir do gráfico atual em uma janela do Editor do MAXScript.
- Avaliar todas as ferramentas
- Verifica o gráfico atual quanto à construção válida e, se a avaliação for bem-sucedida, adiciona a saída ao Conteúdo processual e imprime os resultados na janela Registro de mensagens do editor gráfico.
Menu dos operadores
- Recarregar operadores
- Carrega as definições atuais de todos os operadores a partir de seus arquivos. Faça isso para assegurar que todos os operadores estejam atualizados.
Dica: Você também pode usar Recarregar operadores como um atalho para retrair todas as categorias de operador na lista Operator Nodes.
Menu do Windows
Estes comandos também estão disponíveis clicando com o botão direito na legenda de qualquer uma destas três janelas.
- Nós/Operadores disponíveis
- Alterna a janela Nós/Operadores disponíveis.
- Descrição do operador
- Alterna a janela Descrição do operador.
- Registro de mensagens
- Alterna a janela de registro de mensagem.
Menu de clicar com o botão direito - acima da Janela do gráfico principal
Estes comandos estão disponíveis clicando com o botão direito em uma guia na janela acima da janela do gráfico principal. Também disponíveis clicando com o botão direito em uma área vazia ao lado das guias da janela, estão comandos para encaixar as guias em qualquer lado da janela de gráficos.
- Criar nova vista
- Adiciona uma nova janela de gráfico com sua própria guia.
- Salvar
- Salva o gráfico que pertence à guia em que você clica com o botão direito no arquivo existente. Se não existir qualquer arquivo, você será solicitado a fornecer um nome de arquivo.
- Salvar como
- Abre uma caixa de diálogo de arquivo para nomear e salvar o gráfico que pertence à guia em que você clica com o botão direito.
- Abrir pasta delimitadora
- Abre uma caixa de diálogo de arquivo do Windows Explorer na pasta que contém o arquivo .maxtool para o gráfico em cuja guia você clicou com o botão direito. O nome do arquivo é realçado.
Menu de contexto - Janela do gráfico principal
Dica: Para adicionar um comentário a um nó de grupo, clique duas vezes em seu plano de fundo e insira texto no teclado.
- Desconectar aresta
- Exclui o ponto de conexão em que você clica com o botão direito. Somente está disponível clicando com o botão direito em um conector conectado.
Dica: Você também pode excluir as conexões do condutor selecionando-as e pressionando Excluir.
- Abrir composto em nova guia
- Abre o gráfico do nó composto no qual você clica com o botão direito em uma nova janela. Somente está disponível clicando com o botão direito em um nó composto.
Dica: Use essa opção para examinar e modificar o funcionamento interno de um nó composto.
- Alterar a cor de fundo
- Abre uma caixa de diálogo para selecionar uma nova cor para o plano de fundo do nó de um grupo. Disponível apenas para nós de grupo.
- Ajustar ao conteúdo
- Redimensiona um nó de grupo para ajustar confortavelmente em torno de seus nós constituintes. Disponível apenas para nós de grupo.
- Ajustar automaticamente ao conteúdo
- Quando ativado e você reorganizar os nós em um grupo ou adicionar ou remover nós, o nó de grupo automaticamente mudará de tamanho para acomodar seus membros. Quando desativado, o nó de grupo ainda se ajusta automaticamente se você expandir a área geral dos nós dos membros, mas não se você reduzi-la.
Essa opção está disponível apenas para nós de grupo e é local para cada nó de grupo.
- Abrir composto em nova guia
- Cria uma nova guia no editor de gráficos e copia o gráfico do composto para lá. Disponível apenas quando você clica com o botão direito do mouse em um nó composto no gráfico ou na lista Nós/Operadores disponíveis.
Use isso para examinar ou modificar um nó composto. Se você modificar o nó, você precisará salvá-lo com um nome diferente.
- Selecionar todos
- Seleciona todos os nós no gráfico atual.
- Selecionar nenhum
- Cancela a seleção de todos os nós no gráfico atual.
- Selecionar invertido
- Seleciona todos os nós não selecionados e cancela a seleção de todos os nós selecionados no gráfico atual.
- Selecionar Filhos
- Seleciona todos os nós conectados direta ou indiretamente (através de outros nós) a qualquer uma das entradas de nós selecionadas.
- Cancelar a seleção de filhos
- Desmarca a seleção de todos os nós conectados direta ou indiretamente (através de outros nós) a qualquer uma das entradas de nós selecionadas.
- Selecionar árvore
- Seleciona todos os nós conectados direta ou indiretamente (através de outros nós) a quaisquer conectores de nós selecionados.
- Excluir seleção
- Desmarca a seleção de todos os nós selecionados.
- Cortar
- Remove os nós selecionados e coloca-os em uma memória temporária para colar. Cortar um nó de grupo não tem efeito sobre qualquer um dos seus nós membros.
- Copiar
- Copia os nós selecionados para uma memória temporária para colar.
- Colar
- Adiciona nós cortados ou copiados ao gráfico.
- Expor tudo
- Organiza todos os nós perfeitamente no gráfico.
- Dispor filhos
- Organiza perfeitamente todos os nós conectados direta ou indiretamente (através de outros nós) a qualquer uma das entradas de nós selecionadas.
- Criar nó de grupo
- Cria um caixa delimitadora como um "contêiner" em torno de todos os nós selecionados. Se nenhum nó é selecionado, cria um nó de grupo independente.
Você pode mover todos os nós contidos movendo o nó do grupo. Quando você move nós agrupados na direção da aresta de seu grupo, os limites se expandem para se ajustar automaticamente. Se você ativar Ajustar automaticamente ao conteúdo, o nó de grupo será redimensionado conforme necessário quando você arrastar nós contidos em qualquer direção. Quando Ajustar automaticamente ao conteúdo estiver desativado, será possível redimensionar o nó de grupo diretamente arrastando um vértice ou uma aresta ou indiretamente, movendo um nó contido na direção da aresta do nó do grupo.
Quando você arrasta nós operadores e de grupo para um nó de grupo, o nó "de destino" é realçado para indicar que ele irá receber os nós que forem soltos.
Para adicionar ou editar a descrição de um grupo, clique duas vezes no plano de fundo do nó de grupo. Se não existir qualquer descrição, isso criará um editor de texto de uma linha na parte superior do nó dentro de uma linha pontilhada na qual é possível inserir texto do teclado ou colar texto (com Ctrl+V) cortado ou copiado de outra origem. Se existir uma descrição, clicar duas vezes no plano de fundo do nó de grupo abrirá a descrição para edição.
- Remover selecionados do grupo
- Converte os nós selecionados no status "independente". Em seguida, é possível movê-los para outros nós de grupo.
- Gerar entradas
- Cria e conecta novos nós de entrada para todos os conectores de entrada não funcionais de nós selecionados. Cada novo nó é do tipo adequado para seu respectivo conector: qualquer, booleano etc.
- Gerar parâmetros
- Cria e conecta novos nós de Parâmetro para conectores de entrada não funcionais de nós selecionados para os quais existem nós de Parâmetro compatíveis: Int32, booleano etc.