Este tópico descreve os controles que são comuns a superfícies de ponto, superfícies de VC e os diversos tipos de superfície dependentes ponto de superfícies, as superfícies e os diferentes tipos de superfícies dependentes. Uma implementação etiquetada como Superfície comum contém os controles de subobjeto de superfície para superfícies NURBS. Outra implementação, Propriedades de material, controla o mapeamento de subobjetos de superfície e será descrita em seu próprio tópico. Consulte Aproximação de superfície para obter uma descrição da implementação. A implementação final para subobjetos de superfície depende do tipo de superfície selecionado.
Para transformar subobjetos de superfície:
As ferramentas de seleção de subobjetos são iguais para outros tipos de subobjetos. Além disso, você poderá usar a tecla H quando a opção botão de alternância Substituir atalho de teclado estiver ativa. Consulte Seleção de subobjeto.
A caixa de grupo Seleção, descrita sob "Interface" posteriormente neste tópico, oferece opções adicionais para a seleção de superfícies.
A forma do modelo é alterada à medida que você transforma as superfícies interativamente.
Para usar o teclado para selecionar subobjetos de superfície:
É possível selecionar subobjetos de superfície utilizando a tecla Ctrl e as teclas de seta. As setas atravessam os subobjetos na ordem em que eles foram criados. Para fazer isso, siga estas etapas:
No nível de subobjeto Superfície, as teclas de seta para a esquerda e de seta para a direita movem para frente e para trás por meio de superfícies individuais para que eles sejam criados. As teclas de seta para cima e de seta para baixo são equivalentes à esquerda e direita.
Você também pode usar o atalho de teclado H(enquanto o botão de alternância Substituição de atalho de teclado estiver ativado) para exibir uma caixa de diálogo e selecionar superfícies por nome. Ctrl+H exibe somente os nomes de superfícies diretamente abaixo do cursor do mouse.
Para excluir uma superfície:
Atalho de teclado: Excluir
Para elevar uma superfície:
Para quebrar uma superfície:
Uma ou duas curvas azuis aparecem na superfície para indicar onde ocorrerá a quebra.
Não é possível dividir uma superfície aparada.
Para estender uma superfície:
A extensão da superfície será inválida e desaparecerá se fizer com que a superfície faça interseção com ela mesma ou se a aresta da superfície toque nela mesmo sem estar fechada. Por exemplo, não é possível estender o topo de um cilindro.
Para unir duas superfícies:
A superfície com a aresta realçada é realçada em amarelo, para ajudar você a distinguir qual aresta está sendo escolhida quando duas superfícies tiverem arestas coincidentes.
A caixa de diálogo Unir superfícies é exibida, que oferece uma opção de métodos sobre como unir as superfícies. Seja qual for o método escolhido, o 3ds Max cria uma única superfície que substitui as duas superfícies originais.
Para fechar uma superfície:
Implementação de subobjeto de superfície
Os controles dessa implementação se aplicam a todos os tipos de superfície. Dependendo do tipo de superfície, uma implementação adicional será exibida com controles específicos ao tipo de superfície.
Os botões de seleção para subobjetos de superfície permitem que você selecione superfícies individuais ou superfícies conectadas no espaço.
Controles de seleção de subobjeto de superfície
Clicar ou transformar uma superfície seleciona somente um único subobjeto de superfície.
Clicar ou transformar uma superfície seleciona todos os subobjetos de superfície que estejam conectados no objeto NURBS. Para estarem conectadas, duas superfícies devem ter todos os VCs em uma aresta compartilhada fundidos entre eles, ou uma superfície deve ser uma dependente conectada da outra (por exemplo, uma mesclagem ou uma cobertura).
Mostra o nome da superfície selecionada atualmente. Estará desativado caso você tenha selecionado várias superfícies.
Por padrão, o nome é o nome do tipo de superfície ("Superfície VC", "Superfície de ponto", "Superfície de mesclagem" e assim por diante) seguido por um número de sequência. Você pode usar esse campo para dar à superfície um nome escolhido por você.
Clique para ocultar a superfície selecionada atualmente.
Clique para exibir todas as superfícies ocultas.
Clique para exibir uma caixa de diálogo Selecionar subobjetos que lista superfícies por nome. Selecione as superfícies para ocultar e, em seguida, clique em Ocultar.
Desativado, a menos que haja superfícies ocultas. Clique para exibir uma caixa de diálogo Selecionar subobjetos que lista superfícies por nome. Selecione as superfícies para tornar visível e, em seguida, clique em Exibir.
Exclui os subobjetos de superfície selecionados.
Torna a superfície rígida. A única edição permitida em uma superfície rígida é para transformá-la no nível do subobjeto Superfície. Não é possível mover pontos de uma superfície rígida ou VCs, ou altere o número de pontos ou VCs.
Superfícies rígidas reduzem a quantidade de memória usada pelo modelo NURBS. Criar superfícies rígidas melhora o desempenho, especialmente para modelos grandes e complexos.
Quando uma superfície for rígida, você não conseguirá ver seus pontos ou VCs quando estiver nos níveis de subobjeto Ponto ou VC da superfície. Se o modelo não tiver nenhuma superfície não rígida e nenhuma curva de ponto, os níveis de subobjeto Ponto e VC da superfície não estarão disponíveis.
Para fazer com que uma superfície não seja mais rígida, clique em Criar ponto ou em Tornar independente. A edição da superfície com Quebrar, Unir e assim por diante também faz com que ela não seja mais rígida.
Exibe uma caixa de diálogo Criar elevação para converter o subobjeto de superfície em uma elevação U (dependente) ou uma superfície de elevação de UV. Também é possível alterar a dimensão usada para construir uma superfície de elevação U.
Não será possível usar Criar elevação caso o subobjeto de superfície esteja em uma condição de erro.
Exibe uma caixa de diálogo Criar ponto para converter qualquer tipo de superfície para uma superfície de ponto. Também é possível usar Criar ponto para alterar o número de linhas e colunas caso a superfície já seja uma superfície de ponto.
Clique para exibir a caixa de diálogo Converter superfície. Essa caixa de diálogo oferece uma maneira geral de converter uma superfície em um tipo diferente de superfície. É possível converter entre as elevações, superfícies de ponto ("ajustar") e superfícies de VC. A caixa de diálogo também permite ajustar alguns outros parâmetros de superfície.
Desativado, caso a superfície seja independente. Se a superfície for dependente, clicar neste botão a tornará independente.
Remove controladores de animação das superfícies selecionadas.
Desvincula o subobjeto de superfície selecionado do modelo NURBS, transformando-o em um novo objeto de superfície NURBS de nível superior. A caixa de diálogo Desanexar é exibida, que permite que você nomeie a nova superfície. O novo objeto já não faz parte do modelo NURBS original.
Para criar uma nova superfície NURBS de nível superior que seja uma cópia da superfície selecionada, ative Copiar antes de clicar em Desanexar.
Quando ativado, clicar em Desanexar cria uma cópia da superfície selecionada em vez de desanexá-la do modelo NURBS. Padrão=desativado.
Quando ativado, a superfície é renderizada. Desative para tornar a superfície invisível em renderizações. Padrão=ativado.
Quando ativado, a normal para cada superfície selecionada é exibida. Não há uma normal por subobjeto de superfície. A normal é exibida na origem UV da superfície e, portanto, a exibição das normais pode ajudar você a ver como os materiais serão mapeados. Por outro lado, a normal poderá ser difícil de ver caso você tenha afastado o zoom. Padrão=desativado.
Ative para reverter a direção dos normais de superfície. Padrão=desativado.
Quebra a superfície em duas superfícies na direção de uma linha (o eixo U da superfície).
Quebra a superfície em duas superfícies na direção de uma coluna (o eixo V da superfície).
Quebra a superfície em quatro superfícies em ambas as direções.
Não é possível dividir uma superfície aparada.
Estende a superfície ao alterar seu comprimento.
Une dois subobjetos de superfície juntos. Depois de ter unido as superfícies em um viewport, a caixa de diálogo Unir superfícies é exibida. Essa caixa de diálogo permite escolher o método para unir duas superfícies. Você pode unir somente arestas originais de superfícies; você não pode unir arestas criadas ao aparar.
Essa implementação adicional é exibida quando uma superfície de VC está selecionada.
Permite definir o grau da superfície na dimensão U ou V. Quanto maior o valor do grau, maior será a continuidade. Quanto menor o grau, mais descontínuos serão os segmentos da superfície. O grau não pode ser menor do que uma vez ou mais maior do que o número permitido pelo número de VCs na dimensão especificada. O grau 3 é adequado para representar superfícies contínuas e é estável e de bom comportamento. Padrão = 3.
A configuração do grau maior do que 3 não é recomendada porque graus mais altos são mais lentos para calcular e menos estáveis numericamente. Os graus maiores são suportados principalmente para serem compatíveis com modelos criados usando outros programas de modelagem de superfície.
O número de VCs em uma determinada dimensão deve ser pelo menos uma vez maior do que o grau dessa dimensão.
Os botões de seleção desse grupo permitem que você especifique a reparametrização automática. Eles são semelhantes aos controles na caixa de diálogo Reparameterizar, com o acréscimo de que todas as opções, exceto Nenhum, dizem ao 3ds Max para reparametrizar a curva de forma automática; ou seja, sempre que você editá-la ao mover VCs, refinar e assim por diante.
A reparametrização do comprimento do banzo cria um espaçamento entre os nós (no espaço de parâmetro) com base na raiz quadrada do comprimento de cada segmento de curva.
A reparametrização do comprimento do banzo normalmente é a melhor opção.
Um vetor de nó uniforme tem a vantagem de que a curva ou a superfície é alterada apenas localmente quando é editada. Com a parametrização de comprimento do banzo, mover qualquer VC poderá alterar toda a superfície.
Os controles de fechamento permitem que você feche uma superfície. Eles são exibidos na implementação Superfície de VC enquanto um subobjeto de superfície de VC independente está selecionado. Eles serão desativados caso a superfície já esteja fechado naquela direção.
Fecha a superfície ao unir as extremidades das linhas.
Fecha a superfície ao unir as extremidades das colunas.
Exibe a caixa de diálogo Reconstruir superfície de VC, que permite especificar como reconstruir a superfície. Recriar a superfície pode alterar seu aspeto.
Exibe a caixa de diálogo Reparameterizar. A reparametrização de uma superfície altera o espaço de parâmetro da superfície para oferecer uma relação melhor entre as localizações de ponto de controle e a forma da superfície.
Essa implementação adicional aparece quando uma superfície de ponto é selecionada.
Os controles de fechamento permitem que você feche uma superfície. Elas aparecem na implementação Superfície de ponto quando um objeto de superfície de ponto independente é selecionado. Elas não terão efeito se a superfície já estiver fechada naquela direção.
Fecha a superfície ao unir as extremidades das linhas.
Fecha a superfície ao unir as extremidades das colunas.