Fornecimento de dados para um gráfico

Há diversas formas para fornecer dados para um gráfico dependendo do seu tipo de saída.

Constantes

Utilize uma constante quando você precisar de um valor específico que não deva ser alterado, por exemplo, o valor de pi em uma fórmula geométrica. As constantes podem ser usadas em qualquer tipo de gráfico e não aparecem em uma ferramenta de implementação.

O nó Constante pode ser utilizado para diferentes tipos de dados dependendo de o que você inserir como seu valor:
  • Utilize um valor numérico de sequência sem um ponto decimal para criar uma constante inteira (Int32). Por exemplo, 2 cria o número inteiro dois.
  • Utilize um valor numérico de sequência de caracteres com um ponto decimal para criar um valor de ponto flutuante de precisão única (único). Por exemplo, 2. ou 2.0 cria o valor escalar dois.
  • Utilize três valores separados por vírgulas entre colchetes para criar um Vector3, por exemplo, [1.5, -0.5, 4].
  • Utilize quatro valores separados por vírgulas entre colchetes para criar um Vector4, por exemplo, [1.5, -0.5, 4, 0].
  • Coloque uma sequência de caracteres entre aspas duplas para criar uma sequência de caracteres, por exemplo, "Olá mundo!".

Existem outros nós na categoria Constantes para vários valores flutuantes e inteiros. Para outros tipos de transformação ou quaterniões, você pode encontrar algumas constantes em outras categorias, como Geometria - matriz e Geometria - rotação, junto com outros nós para a criação de valores de tipos de dados básicos, como flutuações e vetores.

Parâmetros

Utilize um nó de parâmetro quando você desejar permitir que os usuários possam definir valores na implementação da ferramenta. É possível especificar o nome do parâmetro tal como ele é exibido na implementação, bem como outros dados, dependendo do tipo de parâmetro. Os parâmetros não podem ser usados em compostos.

Você sempre deve certificar-se de que os nomes de parâmetro não sejam apenas significativos para seus usuários, mas também exclusivos e diferentes das palavras-chave reservadas do MAXScript.

A ordem na qual os parâmetros são exibidos na implementação por padrão é determinada por uma pesquisa "em profundidade" do gráfico, ou seja, começando no nó de saída raiz e traçando à esquerda ao longo da conexão superior em cada nó sucessivo até um nó de parâmetro, antes de voltar e repetir o processo ao longo da próxima conexão não pesquisada. É possível substituir esse processo especificando uma interface de usuário personalizada, conforme descrito em Personalização da interface do usuário de uma ferramenta MCG.

Nota: É possível utilizar os nós Parâmetro: recurso para fornecer dados de um arquivo externo para um gráfico. Consulte Trabalho com arquivos externos no MCG.

Parâmetros implícitos

Os parâmetros representam dados sobre o objeto controlado por uma instância de uma ferramenta baseada em MCG em uma cena. Elas permitem que você obtenha esses dados e utilize-os em um gráfico. Parâmetros implícitos diferentes estão disponíveis, dependendo do tipo de saída do gráfico. Por exemplo, um gráfico de modificador pode utilizar um parâmetro implícito para obter a malha atual dos modificadores anteriores da pilha. Os parâmetros implícitos não aparecem em uma ferramenta de implementação.

Entradas

Utilize um nó de entrada para os dados exigidos por um composto. Há diferentes nós na categoria Entradas para diferentes tipos de dados. As entradas podem ser utilizadas somente em gráficos de compostos que não tenham implementações.