Ferramentas desenvolvidas com MCG são plug-ins em script, como qualquer outra. Você pode personalizar e estender uma ferramenta adicionando o MaxScript à sua propriedade Interface do usuário personalizada. Isso permite que a ferramenta MCG faça qualquer coisa que um plug-in em script pode fazer.
O conteúdo da propriedade Interface do usuário personalizada é automaticamente inserido no arquivo .ms da ferramenta sempre que o gráfico é avaliado (compilado). Os conteúdos são inseridos após a maioria dos códigos gerados para definir variáveis locais, definindo o bloco de parâmetros do gráfico e manipulando eventos, mas antes dos principais manipuladores de atualização, que avaliam a instância de um plug-in e atualizam a cena.
Isso permite substituir uma grande parte do código gerado redefinindo partes dele na propriedadeInterface do usuário personalizada. As definições que ocorrem mais tarde no arquivo de plug-in substituem as anteriores. Por exemplo, você pode estender os manipuladores de eventos existentes, bem como definir novos manipuladores de eventos (como para ações do mouse), adicionar blocos de parâmetros etc.
No entanto, é possível alterar sua ferramenta para executar o MAXScript personalizado quando esses eventos ocorrerem definindo as funções PreInvokeMethod e PostInvokeMethod. Os principais manipuladores de avaliação chamam essas funções, se elas tiverem sido definidas.
Observe que a implementação padrão é gerada automaticamente somente se a propriedade Interface do usuário personalizada estiver vazia. Se você estiver usando o MAXScript na propriedade Interface do usuário personalizada para estender uma ferramenta MCG, deve definir uma implementação personalizada ou restaurar a padrão.