Como alternativa, é possível criar quadros-chave manualmente com o modo Definir chave, que permite adicionar quadros-chave explicitamente com o botão Definir chaves.
Quando o modo Chave automática estiver ativo, o botão Chave automática ficará vermelho, assim como o contorno do viewport ativo e o controle deslizante de tempo. Esses indicadores servem para te lembrar que você está no modo Animação e que está definindo quadros-chave com suas ações.
Em uma animação existente, você pode criar quadros-chave para transformações sem o uso do modo Chave automática clicando como botão direito do mouse no controle deslizante de tempo e então definindo o tempo de origem e de destino. Por exemplo, é possível utilizar essa função para copiar uma chave Mover existente para um quadro posterior, de forma que um objeto pause seu movimento momentaneamente (para manter o objeto estático, você deverá usar a interpolação linear ou por etapa). Você também pode definir quadros-chave para outros parâmetros animáveis na Vista de trilha e no painel Movimento sem usar a Chave automática.
Para animar um objeto usando a Chave automática:
O botão Chave automática, o canal do controle deslizante de tempo e a borda de realce em torno do viewport ativo ficarão vermelhos.
Por exemplo, suponha que você iniciou um cilindro que ainda não tenha sido animado e, portanto, ainda não tem chaves. Você ativa a Chave automática, vai até o quadro 20 e rotaciona o cilindro 90 graus sobre seu eixo Y. Essa ação cria chaves de rotação nos quadros 0 e 20. A chave no quadro 0 armazena a orientação original do cilindro, enquanto a chave no quadro 20 armazena a animação da rotação de 90 graus. Ao reproduzir a animação no viewport, o cilindro gira 90 graus em torno de seu eixo Y em 20 quadros.
Exemplo: para animar um objeto entre três pontos usando a Chave automática:
O 3ds Max cria uma chave Mover nos quadros 0 e 25. A chave de estabelecimento no quadro 0 descreve a posição do objeto no ponto A. A chave no quadro 25 descreve a posição do objeto no ponto B.
O 3ds Max cria uma chave Mover no quadro 50 que descreve a posição do objeto no ponto C.
O objeto se move do ponto A para o ponto B pelos quadros de 0 a 25 e então prossegue para o ponto C pelos quadros de 26 a 50.
A posição do objeto entre os quadros-chave é determinada pelo tipo de interpolação usado pelo controlador. Clique com o botão direito do mouse na barra de trilha e selecione a chave de transformação para ver os controles de ajuste do tempo dos intervalos.
Para remover a animação de uma cena e começar novamente:
Todos os objetos permanecem na cena, mas todos os quadros-chave foram removidos.
Exemplo: para animar uma curva de deformação de um objeto de elevação:
Para animar uma hierarquia com cinemática inversa de forma interativa: