Este tópico descreve os métodos básicos para trabalhar no Max Creation Graph Editor.
Nota: A maioria das funções no Max Creation Graph Editor não pode ser desfeita. Portanto, geralmente é uma boa prática, salvar um gráfico em um estado, você pode desejar restaurar mais tarde.
Adicione nós ao gráfico:
Importante: Para ver uma breve descrição de um nó, em uma lista ou no gráfico, deixe o cursor sobre a barra de título do nó ou nome. Após um momento, a descrição é exibida em um pop-up anexado ao cursor do mouse.
Para visualizar uma descrição mais detalhada no painel Descrição do operador, clique no nó da lista Nós do operador ou do gráfico.
- Localize o nó para usar na lista Operator Nodes na parte esquerda do editor para a janela de gráficos e, então, arraste-o para a janela de gráficos. Para localizar um determinado nó rapidamente, insira parte de seu nome no campo de pesquisa logo acima da lista. Se colocar um asterisco (*) antes do texto de pesquisa, ele irá encontrar o texto em qualquer lugar no nome do nó.
- Clique duas vezes em um nó na lista Operator Nodes. Isto adiciona o nó ao centro da janela de gráfico.
- Para criar um nó e conectá-lo ao mesmo tempo, arraste a partir do conector de um nó no gráfico até um slot vazio na janela do gráfico. Quando você soltar o botão do mouse, uma lista de nós compatíveis será aberta. É possível restringir essa lista inserindo parte do nome do nó desejado com o teclado. Quando você escolhe um nó na lista, ele é adicionado ao gráfico já conectado. Nota: se o nó escolhido tiver vários conectores compatíveis, uma lista será exibida no ponteiro do mouse; clique no conector que você deseja utilizar.
- Digite X para abrir a caixa de diálogo de pesquisa com uma lista em ordem alfabética de todos os nós. Opcionalmente, para restringir a lista a itens que coincidem com a sequência de pesquisa, digite qualquer parte do nome do nó. Então, navegue na lista, se necessário, para localizar o nó desejado, e adicionar o nó ao gráfico por meio de um dos métodos a seguir:
- Clique no nome do nó na lista.
- Utilize as setas para baixo e para cima do teclado para realçar o nome do nó na lista e, então, pressione Enter.
Depois de adicionar o nó ao gráfico, seu nome no gráfico é precedido por um identificador numérico exclusivo, começando com 0 e com incrementos de 1 para cada nó adicional do mesmo tipo. As mensagens de depuração se referem a este número para ajudar você a localizar o nó no qual ocorre um erro.
Nota: Quando você altera o conteúdo do gráfico, por exemplo, adicionando ou excluindo um nó, um asterisco aparece junto ao nome do gráfico na guia da janela para indicar as alterações que não foram salvas. Para minimizar a perda acidental de dados, certifique-se de salvar seu gráfico regularmente.
Como alternativa, você pode permitir que o Max Creation Graph gere automaticamente nós de entrada e de parâmetro para nós existentes, conforme descrito a seguir.
Gerar entradas ou parâmetros para um nó automaticamente:
A maioria dos nós exige uma ou mais entradas ou parâmetros. Uma entrada é um valor de entrada definido no gráfico, enquanto um parâmetro é um valor de entrada que o usuário define na interface do usuário da ferramenta. O Max Creation Graph pode criar com rapidez e facilidade nós de entrada e parâmetro apropriados para conectores de entrada vazios de qualquer nó.
- Selecione o nó para o qual você deseja gerar entradas ou parâmetros.
- Clique com o botão direito do mouse na janela do gráfico e escolha Gerar entradas ou Gerar parâmetros.
O Max Creation Graph cria nós compatíveis e os vincula aos conectores de entrada apropriados dos nós selecionados.
Duplique nós no gráfico:
- Enquanto mantêm pressionado a tecla Shift, arraste um nó existente para dentro da janela de gráfico.
- Selecione um ou mais nós na janela de gráfico, então realize um dos seguintes procedimentos:
- Clique com o botão direito do mouse e selecione Copy e, então, clique com o botão direito do mouse e selecione Paste. Os nós colados aparecem onde você clicou com o botão direito do mouse a segunda vez.
- Abra o menu Edit, selecione Copy e, então, abra o menu Edit novamente e selecione Paste. Os nós colados aparecem no centro da janela de gráfico.
Os métodos citados por último funcionam dentro de uma única vista, mas também permite mover e copiar nós entre diferentes vistas.
Inserir um nó em uma conexão entre dois outros nós:
- Pressione e segure a tecla Ctrl e depois arraste o nó até a conexão. Quando o cursor estiver próximo da conexão, esta se transformará em uma linha com traços amarelos. Agora, é possível soltar o botão do mouse para inserir o nó.
Nota: Quando você soltar o botão do mouse, se vários conectores arrastados se qualificarem para a inserção, uma lista de conectores qualificados aparecerá na localização do cursor do mouse. Selecione o conector desejado para completar a inserção.
Remover um nó do gráfico:
- Pressione e segure a tecla Alt e depois arraste o nó para longe de sua localização atual. Assim que você começa a arrastar, o nó é removido de suas conexões vinculadas, e é possível soltar o botão do mouse. Se a conexão entre os dois nós restantes ainda for válida, eles permanecerão conectados.
Trabalhe com guias na janela de gráfico:
Por padrão, o Graph Editor fornece uma única vista e sua guia associada. Você pode criar novas vistas, salvar o conteúdo de cada vista em uma vista separada, mover e duplicar nós entre guias, e mais.
- Para adicionar uma nova guia, execute um dos procedimentos a seguir:
- Abra o menu Carbon na barra de menu principal e selecione New Graph.
- Clique com o botão direito do mouse na área em branco junto as guias existentes e selecione Create New View.
- Abra o menu File no editor de gráfico e selecione New.
Por padrão, uma nova guia é denominada Untitled. Para renomear a guia, salve o gráfico em um arquivo XML (consulte a seguir). Depois de fazer isso, o nome de arquivo aparece na guia.
- Para salvar um gráfico como um arquivo XML, execute um dos procedimentos a seguir:
- Ative a guia do gráfico para salvar e, então, abra o menu File e selecione Save ou Save As.
- Clique com o botão direito do mouse na guia do gráfico para salvar e selecione Save ou Save As.
- Para alterar todas as posições das guias recolhidas (esquerda/direita/superior/inferior), clique com o botão direito do mouse na área em branco junto às guias existentes e, então, selecione a opção desejada do menu de contexto.
- Para mover uma guia, arraste-a para a localização desejada.
- Para fechar uma vista, clique no X ao lado do nome da guia ou simplesmente clique com o botão central do mouse. Se o gráfico da vista contém alterações não salvas, você será solicitado se deseja salvar.
Trabalhe com nós de grupo na janela de gráfico:
Você pode usar grupos para organizar seu gráfico e adicionar descrições e comentários ao gráfico.
- Para agrupar um ou mais nós, selecione-os e, então, clique com o botão direito do mouse e selecione Create Group Node. A seleção pode ser qualquer combinação de nós de grupo e nós operadores. Você pode aninhar nós de grupo em qualquer extensão.
Isto cria um grupo que contém os nós selecionados com o título Group padrão.
- Para renomear um nó de grupo, clique duas vezes em seu título e utilize o teclado.
- Para adicionar um texto descritivo a um nó de grupo, clique duas vezes em uma área vazia dentro do nó; isto cria uma caixa de texto contornada. Utilize o teclado e mouse para inserir e editar o texto como qualquer editor de texto padrão. Para finalizar a edição, clique fora da caixa de texto.
- Para alterar a cor do nó de um grupo, clique com o botão direito do mouse no nó e selecione Change Background Color. Use a caixa de diálogo Color Selector para escolher uma nova cor.
- Para mover um nó para um nó de grupo, arraste-o sobre o nó de grupo para que o plano de fundo do nó de grupo seja realçado, então solte o botão do mouse.
- Para remover nós de um nó de grupo, selecione-os, clique com o botão direito do mouse e escolha Remover selecionados do grupo. Em seguida, existe a opção de arrastá-los para fora do nó de grupo.
- Para organizar nós dentro de um nó de grupo, basta arrasta-los. Mover um nó em direção a borda do nó de grupo expande o nó conforme necessário para ajustar.
Dica: Por padrão, mover um nó para longe da borda do nó de grupo não reduz o tamanho do nó, mas você pode optar para este comportamento se quiser. Clique com o botão direito do mouse no nó de grupo e, no menu de contexto, ative Auto Fit To Content.
Conecte e desconecte nós:
Crie gráficos ao inserir nós na janela de gráfico e conecte-os com fios. Os fios são exibidos no editor como setas que apontam na direção do fluxo de dados. Cada seta assume a cor do conector de saída o qual está conectado.
- Para conectar dois nós, arraste entre um conector de saída de um e um conector de entrada do outro. A direção em que você arrasta não importa; os dados sempre fluem a partir do conector de saída para o conector de entrada. É possível conectar uma única saída para qualquer número de entradas, mas não vice-versa. Conectar um nó a um conector de entrada que já está com conectado a outro nó exclui automaticamente a primeira conexão.
Importante: Para conectar dois conectores, ambos devem utilizar o mesmo tipo de dados, representado por sua cor. A única exceção é o conector verde, que pode ser conectador a qualquer outro tipo de conector.
- Para criar um nó e conecta-lo ao mesmo tempo, arraste a partir de um conector para um lugar vazio. Quando você soltar o botão do mouse, uma pequena caixa de diálogo é aberta onde é possível escolher e pesquisar nós compatíveis. Quando você selecionar o nó desejado, ele é adicionado ao gráfico, já conectado. Nota: se o nó escolhido tem vários conectores de entrada compatíveis, uma lista aparece no ponteiro do mouse; clique no conector que deseja utilizar.
- Para remover um fio, faça um dos procedimentos seguintes:
- Clique com o botão direito no fio e, em seguida, escolha Disconnect Edge.
- Selecione qualquer número de fios utilizando métodos padrão (o mesmo que selecionar objetos na viewport). Então, pressione a tecla Delete.
Excluir nós:
- Para excluir um ou mais nós, selecione-os e, então, execute um dos procedimentos a seguir:
- Pressione a tecla Delete no teclado.
- Clique com o botão direito do mouse e selecione Delete Selection.
- Abra o menu Edit e selecione Delete.
Usar e modificar um pacote do Max Creation Graph:
Um pacote é um gráfico MCG autônomo que inclui todas as dependências, como compostos personalizados. Ele foi projetado para simplificar a instalação e o uso de uma ferramenta personalizada sem a necessidade de abrir o MCG Graph Editor. No entanto, se você quiser examinar e modificar o gráfico, esse procedimento mostrará como acessá-lo.
- Use um dos seguintes comandos de menu para instalar uma ferramenta. Isso faz com que a ferramenta fique disponível para uso, colocando-a na localização apropriada da interface do usuário.
- Menu Criação de script (ou Script, com menus avançados)
Instalar Pacote do Max Creation Graph (.mcg)
- Max Creation Graph Editor
menu Arquivo
Instalar Max Creation Graph
Após a instalação do pacote, você pode abrir e visualizar o gráfico, por exemplo, se quiser modificar a ferramenta.
- Use o comando Abrir Gráfico na localização do menu.
- Navegue até a pasta C:\Users\[username]\Autodesk\3ds Max 2016\Max Creation Graph\Tools\Downloads.
- Localize o arquivo .maxtool com o mesmo nome da ferramenta instalada e abra-o (por exemplo, PushRandom.maxtool).
Nota: Se a ferramenta contiver compostos, você poderá encontrá-los na pasta \[toolname]\Compounds\, dentro da pasta Downloads. Usando o mesmo exemplo, essa pasta seria \PushRandom\Compounds\.
Utilize um gráfico procedural dentro de um script MAXScript:
- O seguinte fragmento de script (com comentários) permite carregar e compilar um arquivo de gráfico:
bridgePath = (symbolicPaths.getPathValue "$max") + @"\Viper3dsMaxBridge.dll"
dotNet.loadAssembly bridgePath // load the .NET Assembly that contains the class and method that loads a graph xml
bridge = dotNetClass "Viper3dsMaxBridge.Main" // create an instance of the class called Main
bridge.CompileGraph <path to the xml graph file> // call Main.CompileGraph() to load and compile a given graph file