Criar um Gráfico de Geometria Simples

Este tópico explica como usar o Max Creation Graph (MCG) para desenhar um gráfico simples que produz um icosaedro.

  1. Inicie o 3ds Max, abra o menu de scripts e escolha Max Creation Graph Editor.

    A caixa de diálogo Max Creation Graph Editor é exibida. Ela consiste em uma barra de menus e quatro janelas: Nós/Operadores disponíveis, Descrição do operador, Registro de mensagem e a janela principal do gráfico, atualmente com uma única guia nomeada "Sem título".

  2. Na lista Nós/Operadores, role para baixo, se necessário, até o item Geometria - TriMesh e clique no botão de seta à sua esquerda para expandir a categoria.
    1. Na lista Geometria - TriMesh, role para baixo até o item Icosaedro. Arraste o item Icosaedro para a janela do editor de gráfico.

      Isto cria uma instância do nó Icosaedro na janela do editor.

      Este nó contém a funcionalidade básica para criar um objeto de icosaedro. Observe que ele tem um conector de entrada no lado esquerdo, denominado "raio (único)" e no lado direito um conector de saída, denominado "valor (TriMesh)". (O conector de função não é utilizado neste procedimento.) Como você pode ver, a lógica flui da esquerda para a direita. Isso é certo para todos os gráficos MCG.

      Como indicado pelas legendas, o nó de entrada requer um valor decimal de ponto flutuante de precisão única e o de saída requer um nó que produz um objeto de malha baseado em triângulo.

      Nota: O MCG fornece dois tipos diferentes de entrada de nós:
      • Os nós de Entrada permitem que o autor do gráfico especifique um valor de entrada dentro do gráfico. Isto é muito útil quando você sabe qual será o valor de entrada e que ele provavelmente não mudará.
      • Nós de Parâmetro permitem que o usuário do gráfico forneça o valor de entrada. Este tipo de nó é mais elaborado, permitindo que você especifique os valores mínimo, máximo e padrão, e a legenda da solicitação de entrada na interface do software.

      Para completar o gráfico, você adicionará e conectará um nó de parâmetro que permite que o usuário do seu gráfico forneça um valor para o parâmetro Raio e um nó de saída para criar a geometria.

  3. Na janela do editor gráfico, selecione o nó, se necessário e, a seguir, clique com o botão direito do mouse. Na parte inferior do menu que for exibido, selecione Gerar parâmetros.

    Um parâmetro: Um único nó aparece na janela do editor, já ligado ao conector de entrada do nó Icosaedro. Este é um atalho útil para localizar o parâmetro: Único nó, arraste-o para a janela e então, manualmente, conecte-o ao conector de entrada.

    Na próxima etapa, será possível utilizar um atalho diferente para localizar um nó cujo nome ou tipo que você já conhece.

  4. Clique em qualquer lugar na janela do editor e, em seguida, aperte a tecla "x" do teclado.

    Uma janela de pesquisa será exibida com uma lista de todos os nós. Já que é necessário um nó de saída, você tem uma boa ideia do que pesquisar.

  5. Digite "sa".

    Isso é tudo que você precisa para encontrar ocorrências de todos os nós cujos nomes começam com "Saída". A lista agora mostra apenas os cinco nós que coincidem com o critério de pesquisa. Considerando que este gráfico criará um objeto de geometria, a opção é óbvia.

  6. Clique no item "Saída: geometria" na lista de pesquisa.

    O nó é adicionado à janela do editor gráfico.

  7. Arraste o nó de geometria de saída para a direita do nó icosaedro, se necessário, e, em seguida, arraste-o para entre o conector de saída de Valor (TriMesh) do nó Icosaedro e o conector de entrada de Malha (TriMesh) do nó de Saída. A direção não importa.

    O resultado é um fio codificado por cores entre os dois conectores.

  8. Abra o menu Arquivo, selecione Salvar e salve o gráfico como Icosahedron.maxtool.
    Nota: A janela Registro de mensagem indica que a validação do gráfico ocorreu com sucesso, que o arquivo MAXScript correspondente foi gerado com sucesso e que o arquivo .maxtool também foi salvo com sucesso.

    A validação mostra que não há grandes problemas com o gráfico. Para utilizar sua saída, no entanto, é necessário avaliá-lo.

  9. Abra o menu Construir e selecione o comando Avaliar.

    A janela Registro de mensagem agora exibe declarações adicionais para o efeito geral de que tudo está bem.

    Em seguida, o gráfico será usado para criar um icosaedro na cena.

  10. No painel Criar da interface principal do 3ds Max, certifique-se de que o botão Geometria esteja ativo (). Em seguida, abra a lista suspensa localizada abaixo do botão e selecione Max Creation Graph.

    Na implementação Tipo de objeto, o botão icosaedro é exibido.

  11. Clique no botão Icosaedro e, em seguida, clique uma vez em qualquer viewport.

    O tripé do eixo aparece onde você clicou, mas nenhum objeto é exibido. Se prestar atenção na implementação do parâmetro, é possível entender o motivo: O objeto possui um raio de 0,0.

  12. Aumente o raio para 12,0 ou menos.

    Agora é possível ver a geometria do icosaedro. Isto é geometria poligonal normal, como a maioria dos outros objetos no 3ds Max. É possível utilizá-lo de qualquer forma normal: convertê-lo em um formato editável, aplicar modificadores e materiais e renderizá-lo.

    Este novo tipo de objeto se tornou uma parte da instalação do seu 3ds Max e estará disponível a partir de agora. Para obter mais informações sobre como configurar valores padrão, transferir objetos para outros usuários do 3ds Max e assim por diante, prossiga para as lições restantes nesta seção.