Um byte de especificação de forma simples contém um comprimento e uma direção vetoriais codificados em um byte de especificação.
Cada código de comprimento e direção vetoriais é uma sequência de três caracteres. O primeiro caractere deve ser 0, o que indica ao programa que os próximos dois caracteres são interpretados como valores hexadecimais. O segundo caractere especifica o comprimento vetorial em unidades. Os valores hexadecimais válidos variam de 1 (uma unidade) até F (15 unidades). O terceiro caractere especifica a direção vetorial. A figura a seguir mostra os códigos de direção.
Códigos de direção de vetores
Todos os vetores na figura anterior foram desenhados com a mesma especificação de comprimento. Os vetores diagonais são esticados para atingirem o deslocamento X ou Y do vetor ortogonal mais próximo.
Os exemplos a seguir constroem uma forma chamada DBOX, sendo 230 o número de forma atribuído arbitrariamente.
*230,6,DBOX 014,010,01C,018,012,0
A sequência anterior de bytes de especificação define uma caixa de uma unidade de altura por uma de largura, com uma linha diagonal que vai do canto esquerdo inferior ao canto direito superior. Depois que você salvar o arquivo como dbox.shp, utilize o comando COMPILE para gerar um arquivo dbox.shx. Utilize o comando LOAD para carregar o arquivo de forma que contém essa definição e, em seguida, utilize o comando SHAPE como se segue:
Comando: shape
Insira o nome da forma ou [?]: dbox
Especifica o ponto de inserção: 1,1
Especifica a altura <atual>: 2
Especificar ângulo de rotação <atual>: 0
A forma resultante é mostrada na seguinte ilustração.