O editor Personalizar interface do usuário (CUI) permite modificar muitos dos elementos da interface do usuário que são utilizados para iniciar um comando no programa.
A personalização da interface do usuário permite alterar a colocação das ferramentas que você geralmente usa e adicionar novas ferramentas que podem aumentar sua produtividade. Por exemplo, se você deseja adicionar um painel da faixa de opções que contenha os comandos que usa com maior frequência, é possível criar um novo painel da faixa de opções Favoritos no Editor CUI e adicioná-lo à guia Início. O Editor CUI está dividido em duas partes:
Antes de iniciar a personalização de painéis e guias da faixa de opções, barras de ferramentas de acesso rápido e outros elementos da interface do usuário, você deve se familiarizar com o editor Personalizar interface do usuário (CUI), que pode ser aberto com o comando IUP. A guia Personalizar é exibida por padrão e é organizada em três painéis: Personalizações em, Lista de comandos e Exibição dinâmica.
O painel Personalizações em é usado para navegar pelos diferentes elementos da interface do usuário que estão nos arquivos de personalização carregados.
Neste painel, você pode criar e modificar elementos da interface do usuário, como as guias e os painéis da faixa de opções e a barra de ferramentas de acesso rápido. Ao longo do topo do painel você encontrará ferramentas que podem ser usadas para carregar arquivos de personalização parciais para o arquivo principal de personalização, salvar alterações feitas nos arquivos de personalização carregados e controlar como você visualiza os arquivos de personalização carregados.
A vista em árvore é usada para criar novos e gerenciar elementos da interface do usuário. Uma vez que um elemento da interface do usuário é criado, é possível adicionar comandos ao mesmo arrastando os comandos desejados do painel Lista de comandos. Você também pode alterar a ordem em que os comandos aparecem em um elemento da interface do usuário, como um painel da faixa de opções ou na barra de ferramentas, ao arrastá-los para cima ou para baixo na vista em árvore.
O painel Lista de comandos contém todos os comandos disponíveis nos arquivos CUIx que estão carregados no momento. Você pode selecionar um comando existente na lista para alterar suas propriedades ou criar um novo comando. Se você criar um novo comando, ele será adicionado ao arquivo CUIx que é exibido na lista suspensa no topo do painel Personalizações em <nome do arquivo >.
Na parte superior do painel Lista de comandos está a caixa Pesquisar lista de comandos, que permite filtrar a Lista de comandos com base na sequência de texto inserida. A sequência de texto é comparada com qualquer parte de um nome de comando e os resultados são exibidos na caixa Lista de comandos.
A lista suspensa Categorias ao lado do topo do painel Lista de comandos contém uma lista de categorias predefinidas usadas para filtrar os comandos exibidos na caixa Lista de comandos. A lista suspensa contém algumas categorias especiais. Por exemplo
Os comandos e os controles que podem ser adicionados a um elemento da interface do usuário são exibidos na parte inferior do painel na caixa de listagem. Arraste um comando ou um controle e solte-o em um elemento da interface do usuário para exibi-lo como um botão ou um controle quando o arquivo CUIx for salvo e carregado no programa.
O painel Exibição dinâmica mostra uma visualização prévia do elemento da interface do usuário selecionado no painel Personalizações em. Permite editar a imagem de um comando selecionado no painel Lista de comandos e as propriedades específicas do item selecionado no painel Personalizações em ou no painel Lista de comandos.
Com base no item selecionado, um ou mais dos seguintes painéis serão exibidos: