Sobre as definições de padrão de hachura e padrões de hachura personalizados

Os padrões de hachura são definidos em um ou mais arquivos de definição que possuem uma extensão de arquivo .pat. Você pode usar os padrões de hachura como eles são, modificá-los ou criar seus próprios padrões de hachura personalizados.

Um padrão de hachura personalizado tem sempre a mesma estrutura, independentemente de onde a definição esteja armazenada. Ele tem uma linha de cabeçalho com um nome, que se inicia com um asterisco e não tem mais de 31 caracteres e uma descrição opcional.

*pattern-name, description

uma definição de padrão também tem um ou mais descritores de linha do seguinte formato:

angle, x-origin,y-origin, delta-x,delta-y,dash-1,dash-2, …

A aparência do padrão de hachura ANSI31 é a seguinte:

e é definido com segue:

*ANSI31, ANSI Iron, Brick, Stone masonry
45, 0,0, 0,.125

O nome do padrão na primeira linha, *ANSI31, é seguido por uma descrição: Ferro ANSI, Tijolo, Alvenaria de pedra. Esse padrão simples especifica que a linha deve ser desenhada em um ângulo de 45 graus, que a primeira linha da família de linhas de hachura deve passar na origem do desenho (0,0) e que o espaçamento entre as linhas de hachura da família deve ser de 0.125 unidades de desenho.

As definições de padrões de hachura seguem as seguintes regras:

Nota: Uma linha em branco precisa ser colocada antes da última definição de padrão de hachura em um arquivo PAT. Se uma linha em branco não for colocada após a última definição de padrão de hachura, a última definição de padrão de hachura não estará acessível quando o arquivo de padrão de hachura for usado.

O processo de hachura consiste em expandir cada linha da definição do padrão para sua família infinita de linhas paralelas. Todos os objetos selecionados são verificados para intersecções com qualquer dessas linhas; qualquer intersecção faz com que as linhas de hachura sejam ativadas e desativadas como definidas no estilo de hachura. Cada família de linhas de hachura é gerada paralela a uma linha inicial com uma origem absoluta para garantir o alinhamento.

Se você cria um padrão de hachura muito denso, o programa pode rejeitar a hachura e exibir uma mensagem indicando que a escala de hachura é muito pequena ou seu comprimento de traço é muito curto. Altere o número máximo de linhas de hachura definindo a variável de ambiente MaxHatch para um número inteiro entre 0 e 10000000 (dez milhões):
  • No AutoCAD LT, use SETENV e insira um número válido.
  • Em produtos diferentes do LT, use a expressão AutoLISP (setenv "MaxHatch" "n") na qualn é um número válido.
Nota: De qualquer modo, ao alterar o valor de MaxHatch, você deve digitar MaxHatch com o respectivo formato de maiúsculas e minúsculas.