O AutoCAD Mechanical pode gerar quatro relatórios a partir da lista de materiais, que podem ser exibidos no Microsoft Excel.
É possível utilizar a opção Gerador de relatórios da caixa de diálogo Lista de materiais para personalizar os relatórios.
Estes relatórios são:
Mostra todos os elementos da lista de materiais, de forma similar à forma em que estes são definidos na vista estruturada da lista de materiais. Se existem múltiplas cópias de uma peça na mesma montagem, suas quantidades são somadas e são exibidas em uma única linha. (São somadas as quantidades dos elementos idênticos com o mesmo elemento de nível superior.) De modo oposto, se a mesma peça aparece em duas montagens diferentes, é exibida como dois elementos independentes. (As quantidades de peças idênticas com um elemento de nível superior diferente não são somadas.)
Mostra todas as peças e montagens (referências da peça) com listas de materiais externas anexadas a elas. Por standard, a coluna de quantidade não é exibida. No entanto, se você decide incluí-la, esta exibirá a quantidade total da peça no desenho.
Mostra todos os elementos da lista de materiais agrupados por tipo de elemento. Se existem múltiplas cópias de uma peça na mesma montagem, suas quantidades são somadas e são exibidas em uma única linha. (São somadas as quantidades dos elementos idênticos com o mesmo elemento de nível superior.) De modo oposto, se a mesma peça aparece em duas montagens diferentes, é exibida como dois elementos independentes. (As quantidades de peças idênticas com um elemento de nível superior diferente não são somadas.)
Uma combinação da lista de materiais e da lista de resumo. Mostra todos os elementos da lista de materiais tal como são vistos na vista estruturada da lista de materiais, mas agrupados por tipo de elemento. Exibe a quantidade de cada peça na montagem, bem como a quantidade total da peça no desenho.
O AutoCAD Mechanical utiliza o Microsoft Excel para gerar relatórios. Se você não dispõe do Microsoft Excel em seu equipamento, não será possível utilizar a função de relatório. O gerador de relatórios utiliza um conjunto de arquivos xls como modelos de relatório (consulte abaixo o vínculo "Localização dos arquivos de suporte"). É possível utilizar o Microsoft Excel para alterar estes modelos e executar as seguintes ações:
Além dos relatórios anteriores, é possível utilizar arquivos de máscara para dar formato às impressões das listas de materiais e das listas de peças. Ao selecionar a opção Imprimir na caixa de diálogo Lista de materiais, o AutoCAD Mechanical exibe a caixa de diálogo Imprimir. Nesta caixa de diálogo, é possível selecionar um arquivo de máscara para utilizar na formatação da impressão. Nos arquivos de máscara é descrito o layout das listas de materiais e as listas de peças, especificando o aspecto do texto e de outros elementos. Utilize o editor de máscaras para criar e editar arquivos de máscara. Consulte o tópico "Formatar listas de peças para impressão" para obter mais informações sobre o Editor de máscaras.