Para converter arquivos Bentley GeoPak e Bentley InRoads em arquivos que podem ser utilizados no AutoCAD Civil 3D

Você pode utilizar o Autodesk® Civil Engineering Data Translator para converter arquivos Bentley® GEOPAK® e Bentley® InRoads® em formatos de arquivos que podem ser utilizados no AutoCAD® Civil 3D®.

  1. No Toolspace, na guia Caixa de ferramentas, expanda Productivity Pack 1 do Civil 3D 2016 do Autodesk® Civil Engineering Data Translator.
  2. Clique duas vezes em um dos seguintes comandos:
    • Import Bentley GEOPAK Project Data: use este comando para converter arquivos TIN e GPK que podem ser utilizados no AutoCAD Civil 3D.
      Nota: Cada arquivo deve ser selecionado separadamente, portanto, para converter um arquivo TIN e um arquivo GPK, o comando precisa ser executado duas vezes. Cada vez que você executar o comando, um novo desenho do AutoCAD Civil 3D separado é criado. Você pode utilizar os atalhos de teclado aos dados para vincular os dados nos desenhos resultantes.
    • Import Bentley InRoads Project Data: use este comando para converter arquivos DTM e ALG que podem ser utilizados no AutoCAD Civil 3D.
      Nota: Cada arquivo deve ser selecionado separadamente, portanto, para converter um arquivo MDT e um arquivo ALG, o comando precisa ser executado duas vezes. Cada vez que você executar o comando, um novo desenho do AutoCAD Civil 3D separado é criado. Você pode utilizar os atalhos de teclado aos dados para vincular os dados nos desenhos resultantes.
  3. Se você não estiver no momento conectado ao Autodesk 360, a caixa de diálogo Login do Autodesk 360 é exibida. Utilize a caixa de diálogo Login para efetuar o login ou clique em Preciso de uma ID da Autodesk? para criar uma conta.

    A caixa de diálogo Abrir é exibida.

  4. Na caixa de diálogo Abrir, selecione o arquivo para converter e clique em Abrir.
    Nota: Para que os arquivos GPK sejam convertidos com êxito, eles precisam ser nomeados como job***.gpk, onde *** pode ser números ou letras (por exemplo, job001.gpk ou jobabc.gpk). O "j" em "job" ou quaisquer outras letras utilizadas no nome de arquivo podem ser minúsculas ou maiúsculas. O nome de arquivo não pode incluir caracteres especiais tal como #.
  5. Na linha de comando, insira o tipo de unidade do arquivo de origem.
  6. Se você selecionou um arquivo TIN ou DTM para converter, a caixa de diálogo Configurações de importação de superfície é exibida. Especifica os elementos de superfície a serem importados e se um instantâneo da superfície é criado após a importação.
    Nota: A seleção da opção Triângulos na caixa de diálogo Configuração de importação de superfície aprimora a precisão da superfície, mas reduz a velocidade do processo de conversão. Quando você seleciona a opção Triângulos, outras opções, exceto Curvas de nível, são selecionadas automaticamente.
  7. Clique em OK.

    É exibida uma caixa de diálogo para informar-lhe que os dados estão sendo transferido para a nuvem.

  8. No Toolspace, na guia Caixa de ferramentas, expanda Productivity Pack 1 do Civil 3D 2016 do Autodesk® Civil Engineering Data Translator. Clique duas vezes em Open Job Monitor.

    O status do trabalho de conversão é exibido na caixa de diálogo Job Monitor.

  9. Se você selecionar um arquivo GeoPak GPK que contém alinhamentos e perfis, (Estágio 1/2) será exibido como parte da informação na coluna de Status. Quando o estágio 1 tiver sido concluído, você pode iniciar o estágio 2 da conversão clicando em Configurar mapeamento na coluna Resultado. Quando você clica em Configurar mapeamento, o mapeamento A caixa de diálogo Mapeamento do perfil ao alinhamento é exibida. Utilize a caixa de diálogo Mapeamento do perfil ao alinhamento para associar os perfis com os alinhamentos e clique em OK.
  10. Quando o trabalho for concluído, clique em Download na coluna Resultado para efetuar o download dos arquivos.
    Nota: Você pode especificar uma localização padrão para os arquivos baixados ao alterar as configurações do Monitor de trabalhos. Para obter mais informações, consulte Caixa de diálogo Job Monitor.

Dependendo do tipo de trabalho executado e dos dados disponíveis no arquivo de origem, diferentes tipos de arquivos são criados durante o processo de conversão dos dados, como mostrado na tabela a seguir.

Comando Tipo de arquivo de origem selecionado para conversão Tipos de arquivos resultantes criados durante a conversão Notas da conversão do objeto
Importar dados de projeto do Bentley GEOPAK

.gpk

  • <nome GPK>.dwg
  • <nome GPK>-gpk.xlsx
  • <nome GPK>-gpk.xml
  • As cadeias de alinhamento são convertidas como alinhamentos.
  • Perfis que você atribui aos alinhamentos utilizando o Mapeamento do perfil ao alinhamento: caixa de diálogo onde os perfis são convertidos e associados com o alinhamento designado. Quaisquer perfis não atribuídos não são convertidos.
  • Os lotes são convertidos como lotes.
  • As cadeias do levantamento topográfico são convertidas como polilinhas 3D.
Importar dados de projeto do Bentley GEOPAK

.tin

  • <nome TIN>.dwg
  • <nome TIN>-tin.xlsx
  • <nome TIN>-tin.xml
  • A seleção da opção Triângulos na caixa de diálogo Configuração de importação de superfície aprimora a precisão da superfície, mas reduz a velocidade do processo de conversão.
  • Um arquivo XML é gerado para cada arquivo TIN que você importar. Após você efetuar o download de arquivos convertidos, é possível, opcionalmente, apontar a superfície no desenho do AutoCAD Civil 3D para o arquivo XML correspondente ao modificar as propriedades da superfície.
Importar dados de projeto do Bentley InRoads

.alg

  • <nome ALG>.dwg
  • <nome ALG>-alg.xlsx
  • <nome ALG>-alg.xml
  • Os pontos são convertidos como pontos.
  • Os alinhamentos são convertidos como alinhamentos. Se um alinhamento tiver segmentos desconectados, os segmentos são convertidos como parte do mesmo alinhamento e as folgas são removidas. Por exemplo, se o alinhamento de origem contém duas linhas desconectadas, durante o processo de conversão o ponto inicial da segunda linha será ajustado para que se vincule ao ponto final da primeira linha, e o arquivo de relatório irá listar a diferença do comprimento do alinhamento.
  • Os perfis são convertidas como perfis e são associados com seus alinhamentos relacionados.
Importar dados de projeto do Bentley InRoads

.dtm

  • <nome DTM>.dwg
  • <nome DTM>-dtm.xlsx
  • <nome DTM>-dtm.xml
  • A seleção da a opção Triângulos na caixa de diálogo Configuração de importação de superfície aprimora a precisão da superfície, mas reduz a velocidade do processo de conversão.
  • Um arquivo XML é gerado para cada arquivo DTM que você importar. Após você efetuar o download de arquivos convertidos, é possível, opcionalmente, apontar a superfície no desenho do AutoCAD Civil 3D para o arquivo XML correspondente ao modificar as propriedades da superfície.