Para importar arquivos de outros sistemas CAD - guia Opções

Importar arquivos CATIA, Solidworks, Pro-E/Creo, NX, JT, Alias, Step, Iges, Rhino, SAT, Parasolid Binary

Converter arquivos em Autodesk Inventor dados

É possível abrir ou importar arquivos de peça ou montagem de outros sistemas CAD. Também é possível inserir arquivos de peça e montagem como componentes em Autodesk Inventor montagens novas ou existentes.

  1. Para realizar a importação seletiva para um arquivo, execute um dos seguintes procedimentos:
    • Para importar para um novo arquivo, selecione:
      • Abrir Importar formatos de CAD
      • Guia Introdução painel Iniciar Importar formatos de CAD
      • Quando você importa um arquivo, o Inventor detecta automaticamente se o arquivo importado é uma peça ou uma montagem e cria o novo documento de acordo. Por exemplo, para importar um arquivo de montagem de terceiros como uma peça, você deve primeiramente criar ou abrir um arquivo de peça, e, em seguida, importar o arquivo de montagem de terceiros para o arquivo de peça.

    • Para importar para um arquivo de peça, selecione:
      • Guia Gerenciar painel Inserir Importar
      • Guia Modelo 3D painel Criar Importar
    • (não disponível no Inventor LT) Para importar para uma montagem, selecione guia Montagem painel Componente Inserir CAD importado.
  2. Na caixa de diálogo aplicável, defina os Arquivos do tipo para visualizar os arquivos disponíveis.
  3. Selecione o arquivo que deseja importar e clique em Abrir.
  4. Para editar as opções de importação após a importação, clique com o botão direito do mouse no arquivo no navegador, e selecione Editar importação a partir do menu de contexto.

Guia Opções

  1. Especifique um valor para Tipo de importação. Selecione uma das seguintes opções:
    • Modelo de referência (somente CATIA, Solidworks, Pro-E/Creo, NX, Alias): para manter um vínculo com o arquivo selecionado que permita monitorar e atualizar as alterações do modelo. Use essa opção se o projeto estiver se desenvolvendo e não for necessário editar o modelo de referência.
    • Modelo de conversão (arquivos CATIA, Solidworks, Pro-E/Creo, NX, JT, Alias, Rhino, IGES, STEP, Parasolid e SAT): para criar um novo arquivo do Inventor que não seja vinculado ao original. Use essa opção caso planeje modificar o modelo para um novo projeto.
  2. A seção Filtros de objetos permite que você especifique o tipo de geometria que deseja importar. Especifique o tipo de geometria que deseja importar:
    Geometria de modelo
    • Sólidos importa corpos de sólidos e cascas seladas hermeticamente como corpos de sólidos individuais.
    • Superfícies importa corpos de superfície.
    • Malhas importa malhas. Os dados de malha são apenas para fins de visualização.
    • Fios importa fios.

    Geometria de trabalho: importa a geometria de trabalho desejada.

  3. Unidades de tamanho do Inventor: No campo Unidades de tamanho do Inventor, especifique que tipo de unidade de tamanho do Inventor você deseja usar para os valores de parâmetros e geometria importada. O valor de unidade selecionado só altera as unidades de tamanho do novo documento. O tamanho e outras unidades do documento podem ser visualizados na caixa de diálogo Configurações do documento na guia Unidades.
  4. Modo de memória reduzida: Só selecione Modo de memória reduzida se estiver convertendo um grande conjunto de dados e achar que será necessário usar memória adicional para concluir a operação. Essa configuração aumenta a capacidade de memória e reduz o desempenho. O Modo de memória reduzida minimiza o consumo de memória pois salva cada componente no disco durante o processo de importação.
  5. As opções a seguir só estarão disponíveis se Modelo de conversão for selecionado como Tipo de importação. Especifique como importar sólidos para o arquivo:
    • Opções de montagem:
      • Montagem preserva a estrutura de origem.
      • Peça com vários corpos importa a montagem como corpos sólidos em uma única peça.
      • Peça compostaOs compostos são criados a partir dos níveis, das camadas ou dos grupos. Cada nível, camada ou grupo é criado como uma operação composta individual, que tem o mesmo nome do nível, da camada ou do grupo que a originou. Cada operação composta tem seu próprio nó do navegador, que é filho do nó raiz.
    • Opções de peça
      • Composta importa a montagem como uma operação composta única no ambiente de peça.
      • Individual importa a montagem como uma operação composta única no ambiente de peça.
      • Costurar (somente arquivos IGES e STEP) une várias faces ou superfícies de arestas coincidentes.
  6. Se aplicável, forneça um nome do arquivo:
    • Dê um nome de arquivo para evitar problemas de nomes duplicados.
    • Especifique um prefixo ou um sufixo para ser adicionado ao nome do arquivo.
  7. Navegue para especificar onde deseja salvar o arquivo.
  8. Clique em OK para importar o arquivo.

Importar arquivos Alias

A geometria é criada no Inventor utilizando as mesmas cores atribuídas no Alias. No entanto, mapas de textura incluídos na definição do Alias não são convertidos para o arquivo do Inventor.

Importar arquivos CATIA V4

Abrir e alterar modelos criados no CATIA V4 (todas as versões). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

Os seguintes tipos de arquivo CATIA V4 podem ser importados:

Se selecionar para importar dados de malha, o Inventor cria operações de malha e as agrupa em arquivos de malha no navegador. As operações de malha são apenas para visualização e não podem ser modificadas. É possível clicar com o botão direitos nas operações de malha ou pastas para acessar ao menu de contexto e selecionar Mostrar arestas de malha, Alterar visibilidade e mais.

Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.

Importar arquivos CATIA V5

Abra e altere modelos criados no CATIA V5 (R6 - V5-6R2014). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies etc. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

Se selecionar para importar dados de malha, o Inventor cria operações de malha e as agrupa em arquivos de malha no navegador. As operações de malha são apenas para visualização e não podem ser modificadas. É possível clicar com o botão direitos nas operações de malha ou pastas para acessar ao menu de contexto e selecionar Mostrar arestas de malha, Alterar visibilidade e mais.

Após alterar o arquivo, é possível continuar a abri-lo no Autodesk Inventor.

Importação de arquivos JT

Abra e altere os modelos criados em JT (*.jt) (versões 7.0, 8.0, 8.1, 8.2, 9.0, 9.1, 9.2, 9.3, 9.4, 9.5 e 10.0). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

Importar Pro/ENGINEER e Arquivos Creo Parametric

Abra e altere modelos criados no Pro/ENGINEER e Creo Parametric. O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

Nota: Para importar arquivos de peça ou montagem que contenham instâncias da tabela de família, carregue o modelo no Pro/ENGINEER e salve os arquivos do acelerador (.xpr ou .xas) junto com os arquivos de peça ou montagem de Pro/ENGINEER. Os arquivos do acelerador contêm as instâncias específicas recomendadas pela tabela de família.

Importação de arquivos Parasolid

Abra e altere modelos criados no Parasolid (até a versão 27.0). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

Importar arquivos Rhino

O processo de importação é compatível com a versão 5.0 e cria operações básicas no Inventor que representam a geometria e a topologia do arquivo de origem. É possível utilizar os comandos do Inventor para ajustar as operações base e adicionar novas operações à árvore de operações do Inventor. Não é possível modificar a definição original das operações de base.

Importar arquivos SolidWorks

Abra e altere modelos criados no SolidWorks (até a versão 2015). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

Os seguintes tipos de arquivos SolidWorks podem ser importados:

Importar arquivos NX

Abra e altere modelos criados no NX (antigo UGS NX) (versões Unigraphics 13 - NX 9.0). O Autodesk Inventor converte arquivos de peça e montagem, sólidos, sólidos múltiplos, superfícies e outros. Após completar a operação de importação, recebe-se operações de base que correspondem com a geometria e topologia do arquivo original. Utilize Autodesk Inventor os comandos para ajustar as operações de base e adicionar novas operações à árvore de operações.

Os seguintes tipos de arquivos NX podem ser importados:

Importação de arquivos STEP ou IGES

É possível importar um arquivo STEP (versões AP214, AP203E2 e AP242) ou IGES (todas as versões). O corpo sólido é salvo em um Autodesk Inventor arquivo e nenhum vínculo com o arquivo original é mantido.

Se algum arquivo STEP ou IGES importado contiver uma peça, ele produzirá um Autodesk Inventor arquivo de peça. Se o arquivo contém uma montagem, ele produz uma montagem com múltiplos arquivos de peça.

Nota: Por padrão, o Autodesk Inventor aplica o nome da peça (nome do arquivo da peça inserida) nos nós de arquivos do navegador. Outros sistemas CAD podem aplicar a propriedade de número de peça. Quando um arquivo STEP ou IGES é importado no Autodesk Inventor, seu nome pode diferir do nome nos sistemas CAD que gerou o arquivo STEP ou IGES. Para evitar confusões, use a ferramenta Renomear nós do navegador para especificar o esquema de nomenclatura dos nós do navegador.
Nota: Os números de peça dos arquivos STEP são convertidos para o campo de Número de Peça na guia Projeto iProperties de um Autodesk Inventor documento de peça.

Consulte Ferramentas de montagem para obter mais informações sobre a ferramenta Renomear nós do navegador.

Importar arquivos SAT

É possível importar um arquivo SAT (versões 4.0 a 7.0). As curvas, superfícies e sólidos são salvos em um Autodesk Inventor arquivo e nenhum vínculo ao arquivo original é mantido.

Se um arquivo SAT importado contiver um único corpo, ele produzirá um Autodesk Inventor arquivo de peça com uma única peça. Se o arquivo contém múltiplos corpos, ele produz uma montagem com múltiplos arquivos de peça.

Importar arquivos SMT

Você pode importar uma extensão de tipo de arquivo SMT do Autodesk Shape Manager (ASM) e usá-la em operações de interoperabilidade entre produtos da Autodesk.