As cotas críticas são aquelas nas que as especificações da peça exigem que os níveis de tolerância indicados sejam cumpridos.
Ao iniciar uma análise para obter uma sugestão de contração, é ativado um cálculo de uma tolerância recomendada de contração por cota, que deve ser utilizada no projeto de molde. O cálculo leva em conta os dados das características de contração do material atual que se obtiveram a partir dos testes de contração. Se estes dados não estão disponíveis, o cálculo é baseado nas propriedades disponíveis do material, o que resulta em uma aproximação.
O desenhador da peça pode utilizar a seguinte informação da caixa de diálogo Resumo para atender aos níveis de tolerância necessários das cotas críticas:
- Cotas nominais de peças moldadas
- As cotas originais da peça especificadas pelo projetista, que são invariáveis.
- Tolerância de contração para peças moldadas
- O aumento da porcentagem aplicada às cotas da peça para gerar as cotas de cavidade do molde.
- Cotas da cavidade do molde
- O tamanho real do corte de cavidade do molde. Cotas de cavidade = Cotas nominais * (1 + Tolerância de contração).
- Contração estimada das peças moldadas
- O nível estimado de contração gerado pela análise e com base nas cotas de cavidade do molde. Este valor é expresso na forma de porcentagem.
- Cotas estimadas das peças moldadas
- As cotas finais estimadas da peça geradas pela análise de contração. Este cálculo é equivalente a: Cotas de cavidade do molde - Contração estimada.