A contração é produzida à medida que se esfria a peça de plástico. Tenha em conta o nível de contração ao executar o molde, de forma que as cotas da peça acabada cumpram a especificação de projeto.
A contração é classificada da seguinte forma:
Para compensar esta contração, ajuste as cotas do molde. É possível utilizar a função Contração para definir este ajuste manualmente, usando dados de materiais específicos do grau. Também é possível executar uma análise de contração para prever esta, levando em conta as características do material, as condições de processamento e a geometria da peça.
Uma análise de Contração de peça avalia uma peça individual. Uma análise de Contração de molde avalia todo o projeto de molde, incluindo o sistema de alimentação. As análises de contração calculam a porcentagem de contração que ocorre com base nas cotas do molde. Ajuste as cotas do molde até que a análise de contração preveja que as cotas da peça estão localizadas em um nível de tolerância aceitável segundo as especificações do projeto.