Trabalhar com análise de contração no projeto de molde

É possível trabalhar de maneira repetitiva com a função de análise de contração para detectar as cotas de cavidade do molde necessárias.

Se você não está seguro do nível de contração que a peça pode atingir, execute uma análise de contração. Esta análise indica o nível de contração da peça nas direções X, Y e Z, segundo a estimativa do software. Este valor é expresso como uma porcentagem das cotas nominais necessárias. A análise de contração também indica de que forma a porcentagem de contração equivale às cotas reais de cavidade do molde.

Por exemplo, o Inventor calcula as cotas (nominais) da peça como a caixa delimitadora que contém as cotas originais da peça. Na guia Sugerir, estas aparecem na coluna Cotas nominais, tal como exibido na seguinte tabela. Se você não insere valores na coluna Tolerância de contração porque não está seguro sobre qual valor de contração é adequado e, a seguir, executa uma análise de contração, serão proporcionados os seguintes valores na guia Sugerir:

  Cotas nominais Tolerância de contração Cotas da cavidade do molde Contração estimada Cotas estimadas
X 81,29 mm 0% 81,29 mm 0,94% 80,52 mm
Y 50,52 mm 0% 50,52 mm 1,19% 49,92 mm
Z 25,40 mm 0% 25,40 mm 0,41% 25,30 mm

Os valores de Cotas de cavidade do molde são as Cotas nominais mais a porcentagem de Tolerância de contração expressa em mm. Como não se inseriu a tolerância de contração, as Cotas de cavidade do modo não foram alteradas depois da análise de contração. No entanto, após analisar a peça, o software devolveu uma porcentagem de contração estimada, como exibido na coluna Contração estimada. Este valor representa o nível (em forma de porcentagem) de contração da peça em cada direção principal a partir do valor da Cota nominal segundo a estimativa do software. A seguir, o software subtrai a porcentagem de Contração estimada das Cotas de cavidade do molde para obter o valor de Cotas estimadas expresso em mm. Se você aceita a tolerância de contração especificada, estes valores são as cotas da peça acabada. Se as cotas estimadas não estão em um nível de tolerância aceitável em relação às Cotas nominais, altere a Tolerância de contração. A seguir, execute outra iteração da análise de contração. É possível utilizar os valores de Contração estimada como Tolerância de contração nesta nova análise.

Para passar à seguinte iteração da análise de contração, clique em OK na guia Resumo enquanto os valores que aparecem na tabela são exibidos. Os valores da coluna Contração estimada são exibidos nos valores de Porcentagem de contração da guia Definir. Se você volta a executar a análise de contração a partir da guia Definir, a tabela apresentará o seguinte aspecto:

  Cotas nominais Tolerância de contração Cotas da cavidade do molde Contração estimada Cotas estimadas
X 81,29 mm 0,94% 82,06 mm 1,08% 81,17 mm
Y 50,52 mm 1,19% 51,12 mm 0,78% 50,72 mm
Z 25,40 mm 0,41% 25,50 mm 0,43% 25,40 mm

Nesta iteração, as Cotas estimadas do produto final estão mais próximas às Cotas nominais. Estes valores podem estar no intervalo das cotas críticas necessárias. Se esse for o caso, você identificou o tamanho necessário da cavidade do molde. Se as Cotas estimadas ainda não são aceitáveis, clique em OK e repita o processo até obter as Cotas estimadas adequadas.