As luzes de rede fotométricas fornecem a distribuição de iluminação do mundo real.
Uma luz de rede fotométrica é uma representação 3D da distribuição de intensidade da luz de uma fonte de iluminação. As luzes de rede fotométricas podem ser usadas para representar distribuições de luz anisotrópica (não uniforme) derivadas de dados fornecidos por fabricantes de luzes do mundo real. Isso oferece uma representação mais precisa da luz renderizada do que as luzes de spot ou puntiformes.
Essas informações de distribuição de luz direcional são armazenadas em um arquivo de dados fotométricos no formato IES usando o formato de arquivo padrão IES LM-63-1991 para dados fotométricos. Você pode carregar arquivos de dados fotométricos fornecidos por diversos fabricantes na guia Lighting janela Autodesk Rendering. Também é possível controlar se uma luz de rede foca um objeto ou não.
Quando os glifos de luz são exibidos, as luzes de rede são representadas da mesma forma que as luzes distantes, ou seja, como esferas com estrutura de arame na Scene View. Cada luz de rede tem um ponto de partida e de chegada para definir a direção da luz.
1 - Exibição normal de um glifo de luz de rede.
2 - o glifo é realçado na cena (quando você move o mouse sobre o glifo).
3,4. Ao clicar no ponto de partida e de chegada, o gizmo da luz de rede será ativado. Você pode ajustar a posição e o destino da luz de rede.