Cada luz adicionada ao modelo é listada por nome e tipo na guia Lights na janela Autodesk Rendering. As luzes do sol e do céu não estão incluídas, mas é possível ajustar as propriedades do sol e o do céu na guia Environments.
Quando uma luz é selecionada na visualização Light, também é selecionada na Scene View e vice-versa. As propriedades das luzes na lista são salvas de acordo com os arquivos. Quando uma luz for selecionada no modelo, você poderá usar gizmos para mover a luz e alterar algumas outras propriedades; por exemplo, o ponto de acesso e e o cone de enfraquecimento nas iluminações spot. Você também pode ajustar as configurações da luz diretamente na vista Properties. Você pode visualizar o efeito no modelo à medida que altera as propriedades de uma luz.
As luzes fotométricas usam valores fotométricos (energia da luz) que permitem definir com maior precisão as luzes, similar ao que seria no mundo real.
O Autodesk Navisworks suporta um fluxo de trabalho fotométrico de luzes puntiformes, luzes de spot e luzes de rede. Você pode definir sua distribuição, intensidade, temperatura da cor e outras características de luzes do mundo real. Para as luzes de rede, também é possível importar arquivos fotométricos específicos (formato de arquivo padrão IES) disponíveis dos fabricantes de iluminação para o projeto, com base nas luzes disponíveis comercialmente. Se você não usar arquivos IES, o efeito de utilização de luzes de rede será o mesmo do que o efeito de luzes de ponto.
O Autodesk Navisworks suporta duas unidades de iluminação, Internacional (SI) e Americana. As duas unidades de iluminação podem ser utilizadas em um fluxo de trabalho fotométrico. A Americana difere da Internacional pelo fato de seus valores serem formatados em foot-candles em vez de lux.
As unidades de iluminação são lidas do arquivo CAD original, e não podem ser alteradas, a não ser que você as altere no arquivo original, e reabra o arquivo no Autodesk Navisworks.