A análise de gravidade é uma análise simplificada. Ao deduzir os caminhos de fluxo das cargas é possível determinar como as cargas verticais são transmitidas do topo para a base do modelo.
Para executar a análise de gravidade de um modelo, especifique os parâmetros seguintes:
Se selecionar esta opção, a redução da carga acidental não é calculada e a opção Tipo de carga acidental é desativada.
Selecione o tipo de carga acidental que melhor corresponde aos casos de carga acidental do modelo analisado. O tipo de carga acidental determina o esquema de redução da carga acidental adotado na análise.
Se tiver selecionado o código canadense NBC, os seguintes tipos de carga acidental disponíveis são:
A redução padrão da carga acidental é adotada para a área tributária A > 80 m2. Referência do código: NBCC 2010, seção 4.1.5.8.(2)
A redução padrão da carga acidental é adotada para a área tributária B > 20 m2. Referência do código: NBCC 2010, seção 4.1.5.8.(3)
A redução da carga acidental não é executada para este tipo de carga. É uma configuração padrão caso selecione o NBC do Canadá.
Se tiver selecionado o código ASCE/SEI 7, os seguintes tipos de carga acidental disponíveis são:
Adota-se o esquema básico de redução da carga acidental. As cargas que excedem 100 libras por pé quadrado (4,79 kN/m2) são reduzidas como cargas pesadas. Referência do código: ASCE/SEI 7‑10, seção 4.7.2.
Adota-se o esquema de redução da carga acidental pesada, independentemente do valor real da carga. Referência do código: ASCE/SEI 7‑10, seção 4.7.4.
Adota-se o esquema de redução da carga acidental do telhado. Referência do código: ASCE/SEI 7‑10, seção 4.8.2.
A redução da carga acidental não é executada para este tipo de carga.
Se tiver selecionado o código IBC, os seguintes tipos de carga acidental disponíveis são:
Adota-se o esquema básico de redução da carga acidental. As cargas que excedem 100 libras por pé quadrado (4,79 kN/m2) são reduzidas como cargas pesadas. Referência do código: IBC 2012, seção 1607.10.1.
Adota-se o esquema de redução da carga acidental pesada, independentemente do valor real da carga. Referência do código: IBC 2012, seções 1607.10.1.2 e 1607.1.3.
Adota-se o esquema de redução da carga acidental do telhado. Referência do código: IBC 2012, seção 1607.12.2.1.
A redução da carga acidental não é executada para este tipo de carga.
Trata-se de um ângulo de dispersão de uma carga concentrada na vertical. Ele pode variar de 0 a 60 graus. Este valor é comum para todas as paredes sólidas de um modelo.