Os modelos de projeto fornecem um ambiente inicial e normas para novos projetos. Considere essas recomendações e diretrizes para a criação de modelos de projetos personalizados.
Um modelo de projeto pode conter as famílias personalizadas, como blocos de margens e carimbo, elementos do modelo, como portas e janelas, e elementos de anotação, como identificadores de elemento e referências de vista. Antes de criar o modelo de projeto, selecione uma localização para armazenar estas famílias personalizadas para que possam ser acessadas facilmente. Considere a possibilidade de manter o conteúdo personalizado separado do conteúdo fornecido pela Autodesk.
Ao ter um claro padrão de nomeação tornará o modelo organizado e mais fácil de usar. Quando você trabalha em cada item nesta lista de verificação, considere a norma de nomeação que irá seguir para todos os elementos (famílias, vistas, materiais, etc.).
Um modelo de projeto deve incluir as famílias de anotações que você planeja usar no projeto. Ao carregar a anotação no modelo não será necessário que seja carregada quando for utilizada pela primeira vez em um projeto. Este método economiza tempo e reduz erros causados ao carregar a família incorreta.
Lembre-se de salvar todas as alterações feitas para famílias de anotação para a sua pasta de conteúdo personalizado.
Crie famílias de bloco de margens e carimbo para as diferentes folhas necessárias para documentar seus projetos. Carregue as famílias de blocos de margens e carimbo no modelo para poupar tempo e reduzir erros durante o desenvolvimento do projeto.
Salve todas as famílias de blocos de margens e carimbos editadas em sua pasta de conteúdo personalizado.
Os tipos de viewports definem a aparência da marca de título quando uma vista for colocada em uma folha. Considere como as folhas são geralmente projetadas e crie todos os tipos de viewports que você precisa para seus projetos. Você pode considerar criar tipos de viewports para instâncias quando não precisa de uma marca de título, por exemplo, pode ser que não seja preciso ter uma marca de título para uma apresentação. Ou, é possível criar um tipo de viewport para uma instância quando você deseja ter marcas de título com gráficos adicionais para ajudar a organizar as folhas. Crie quantos tipos diferentes de viewport como necessário no arquivo de modelo para que não precisem ser criados quando os documentos são criados
Crie o conteúdo de família do sistema básico no modelo. Crie conteúdo suficiente para cobrir usos típicos em seu projeto. Inclua informações tais como a nota-chave e marcas de tipo nos parâmetros do elemento. Quando você pode cria tipos de famílias do sistema, irá utilizar materiais nas definições, portanto, comece a pensar sobre como os materiais serão definidos em seus projetos.
Você também deve incluir conteúdo carregável no modelo. Quando o conteúdo carregável (como portas, janelas, colunas e vigas) for colocado no modelo, considere como estes itens aparecem em uma tabela. Inclua todos os parâmetros de projeto e compartilhados necessários para o conteúdo carregado no modelo. Ao incluir parâmetros no conteúdo carregado no modelo, as tabelas serão mais fáceis de serem criadas no projeto. Preencha os parâmetros do conteúdo carregado com as informações apropriadas.
Adicione tabelas vazias para o modelo do projeto. As tabelas podem ser formatados uma vez no modelo, eliminando a necessidade de fazer este processo para cada projeto. A criação de tabelas no modelo também atua como uma verificação para assegurar que o conteúdo incluído no modelo tem todos os parâmetros necessários para a tabulação.
O modelo deve incluir um "Conjunto de desenhos animados" de folhas com vistas e tabelas colocadas. Este conjunto pode ser modificado quando o projeto for criado, mas ter um conjunto de desenhos animados incluídos no modelo fornece a um mapa do caminho para o projeto de como as folhas serão organizados no projeto.
Considere a possibilidade de adicionar parâmetros de projeto ou compartilhados para a categoria da vista no modelo. Estes parâmetros podem ser usados no projeto para ajudar a organizar o Navegador de projeto na medida em que o projeto progride. Para determinar os parâmetros que precisam ser adicionados, comece pensando como você normalmente organiza e classifica seus desenhos e folhas do projeto. Por exemplo, é possível classificar as plantas em plantas de piso, plantas de layout de mobiliário, planta ampliada, plantas de acabamento, e assim por diante.
Crie filtros de vista para casos de uso comum em um projeto. Quando os filtros são incluídos como parte do modelo, eles podem simplesmente ser aplicados em uma vista, ao invés de ter que criar um filtro cada vez que este for necessário. Os filtros usam parâmetros do elemento para aplicar a substituição de visibilidade. Por exemplo, um filtro pode ser aplicado para realçar paredes e portas classificadas em uma vista. Na medida em que você cria os filtros em um projeto, considere adicionar esses filtros para seus arquivos de modelo quando ele está em uma vista comum que deseja criar.
Se os projetos irão requerer a colaboração onde os modelos podem ser vinculados entre si, considere a possibilidade de adicionar um link do marcador de posição no modelo do projeto. O link do marcador de posição é um projeto em branco. No modelo será possível definir controles de visibilidade no vínculo para controlar como um modelo vinculado será exibido. Quando o modelo é utilizado para um projeto, o link do marcador de posição é direcionado para o modelo vinculado e os controles de visibilidade no modelo são aplicados ao modelo vinculado. Isto pode economizar tempo ao trabalhar com modelos vinculados, porque configurações de visibilidade comum podem ser definidas uma vez no modelo, em vez de cada vez que um vínculo for criado.
Crie modelos de vistas para diferentes tipos de vista utilizados em seu projeto. Os modelos de vista fornecem uma forma rápida para atribuir parâmetros de visibilidade em suas vistas. A criação de modelos de vista no modelo do projeto irá assegurar a consistência de vistas de projeto para projeto.
Crie uma biblioteca de materiais comuns no modelo de projeto. Ao criar materiais, considere a possibilidade de não apenas a aparência, mas como você vai anotá-los ou utilizá-los em um levantamento de material. Por exemplo, você pode desejar criar diferentes materiais para representar diferentes tamanhos de uma viga de madeira ou diferentes espessuras de uma parede de madeira. Estes materiais compartilham uma aparência, mas irão receber notas-chave e tabulados de forma diferente em um levantamento de material.
Os padrões de preenchimento para a superfície do material e padrões de corte também são definidos no modelo e devem ser desenvolvidos para o propósito de cada material. Isso ajuda a reduzir os erros ao selecionar os padrões de preenchimento para novos materiais.
Defina estilos de linha para o modelo utilizando a ferramenta GerenciarConfigurações
Configurações adicionais. Estilos de linha definidos no modelo deve ser desenvolvidos com o propósito de uso no projeto. Por exemplo, ao invés de um tipo de linha denominado como "Tracejado" que está atribuído aos elementos demolidos e gabinetes suspensos, crie 2 estilos de linha denominados como "Demolição" e "Gabinete suspenso". Tipos de linha desenvolvidos para um propósito irá reduzir possíveis erros ao selecionar um tipo de linha para uso.
Defina estilos e espessura de linha do objeto no modelo do projeto para que a saída gráfica atenda suas necessidades. Inicie por configurar a espessura de linha do estilo de objeto. Estas são definidas em relação uma a outra, para representar como você deseja que os elementos sejam exibidos de forma gráfica um ao lado da outro. Para obter ajuda como configurar estilos de objeto no modelo:
Estas etapas precisam ser executadas múltiplasvezes quando você efetuar o ajuste fino de estilos de objeto e espessuras de linha para cada escala da vista.