O modelo de energia contém excesso de sombras

Quando você executa uma análise de energia em um modelo de construção, o modelo de energia exibe superfícies sombreadas em locais inesperados.

Por exemplo, no modelo de energia a seguir, os elementos em cinza são superfícies analíticas que representam sombras, como segue:

Nota: Para ver as superfícies analíticas no modelo de energia, abra a vista Modelo de energia 3D. Consulte Sobre a visualização de um modelo de energia com base em elementos de construção.

Problema: quando o modelo de energia exibe sombras em locais inesperados e mais sombras do que o esperado, a causa é normalmente os espaços não incluídos no modelo de construção.

Contanto que a construção esteja relativamente fechada, a simulação irá fornecer resultados significativos. No entanto, quando existirem grandes folgas no perímetro externo do edifício, o modelo de energia interpreta alguns elementos de construção como sombras.

Por exemplo, a imagem a seguir mostra a causa raiz de numerosas sombras no modelo de energia de amostra: uma parede que não se estende para o telhado.

Solução: examine o modelo de energia da vista 3D, a tabela de espaços analíticos e a tabela das superfícies analíticas. Procure por espaços não fechados que possam estar causando o problema. Assegure que os elementos de construção tenham seus parâmetros de delimitação de ambiente ativados. Modifique o modelo de construção para corrigir quaisquer problemas identificados.

Além disso, considere a possibilidade de ajustar os parâmetros para a resolução do espaço analítico e para a resolução de superfície analítica na caixa de diálogo Configurações de energia.

Quando você tiver ajustado o modelo de construção, volte a gerar o modelo de energia para ver se suas alterações corrigiram o problema. Repita este processo até que o modelo de energia corretamente reflita o modelo de construção. A seguir, execute uma simulação de energia.