A análise Consultor de canais de alimentação é utilizada para calcular as melhores dimensões de canal de alimentação, ataque e gito para atingir a queda de pressão mínima e assegurar que a peça enche.
Esta análise calcula a influência da geometria da peça, do material, das condições de processamento e do número de ataques para determinar as melhores dimensões para o canal de alimentação.
A análise Consultor de canais de alimentação também sugere ajustes nas dimensões da secção transversal do sistema de alimentação, como a largura, altura, ângulo de afilamento e diâmetro. Contudo, a forma e o tipo de canal de alimentação e o comprimento da secção do canal de alimentação não são alterados.
Nota:
- Quaisquer parâmetros que definir para o sistema de alimentação pode ter alterações recomendadas quando a análise Consultor de canais de alimentação é executada. Por exemplo, o consultor pode recomendar um tamanho de secção maior ou menor que o tamanho originalmente estipulado no painel Propriedades do ataque. Veja em Resumo uma lista de potenciais alterações.
- A razão de aspeto da secção transversal poderá mudar, como, por exemplo, a relação largura/espessura num canal de alimentação trapezoidal.
Com um conjunto de condições de processamento e volume fixos, diz-se que um desenho de sistema de alimentação é ótimo quando o consumo de energia do processo de moldação por injeção entre todos os desenhos possíveis. Na prática, minimizar o consumo de energia do processo de moldação por injeção significa minimizar a pressão de injeção no fim do estágio de enchimento.
Dentro de um limite máximo da pressão de injeção no fim do enchimento, associado a outras condições de processamento fixas, diz-se que um sistema de alimentação tem o melhor desenho se tiver o volume mínimo entre todos os desenhos possíveis.
A análise Consultor de canais de alimentação baseia-se nos três seguintes pressupostos:
- A viscosidade do fluxo nos canais segue o modelo da lei exponencial. O índice da lei exponencial é o parâmetro do modelo de viscosidade Cross WLF. Como a influência da viscosidade é principalmente devida à taxa de corte no estágio de enchimento, esta assunção torna possível utilizar o índice da lei exponencial para rapidamente avaliar a queda de pressão em cada caminho do canal de alimentação.
- As pressões nos ataques de todas as cavidades alimentadas pelo sistema de alimentação otimizado são as mesmas como se cada cavidade fosse separadamente enchida pelo seu ataque. Esta assunção sugere que pode ser feita uma simplificação separando as cavidades e efectuando a análise Enchimento em cada uma delas.
- A velocidade do fluxo em cada segmento do canal é proporcional ao seu volume de caudal. Esta assunção é directamente utilizada para equilibrar o sistema de alimentação na formulação da queda de pressão, e os volumes de cavidades são necessários para determinar as distribuições.
Nota: Depois de aplicar a otimização ao seu sistema de alimentação, pode efetuar uma análise Enchimento ou Enchimento + Compactação para ver os efeitos das alterações. Utilize o Consultor de resultados para examinar a taxa de corte do ataque e certifique-se de que os resultados de temperatura são aceitáveis.