Usando materiais Múltiplos/subobjeto com sistemas de partículas
Se o material atribuído for um material Múltiplo/subobjeto, a fonte do material afeta como as partículas são renderizadas.
Ícone: Na maioria dos casos, cada partícula, em seu surgimento, é atribuída a um submaterial diferente, passando por cada submaterial disponível. Por exemplo, se houve somente três submateriais, a primeira partícula recebe o submaterial n.º 1, o segundo n.º 2, o terceiro n.º 3, o quarto n.º 1 e assim por diante. As exceções a isto são as seguintes:
MetaPartículas usa apenas o primeiro submaterial.
Os fragmentos de objeto surgem de uma vez, pelo que todos usam somente o primeiro submaterial.
Emissor escolhido: Quando usado com fragmentos de objeto como partículas, cada partícula usa os três números de ID no grupo Materiais de fragmento. Se esta fonte for usada com outros tipos de partícula, as partículas são atribuídas a submateriais da mesma forma como quando Ícone é escolhido.
Geometria instanciada: Quando usado com partículas Geometria instanciada, cada partícula é atribuída a um submaterial exatamente da mesma forma que o objeto de fonte, pelo que cada partícula se parece com o objeto de fonte. Quando usado com outros tipos de partícula, as partículas são atribuídas a submateriais da mesma forma como quando Ícone é escolhido.
Nota: Objetos instanciados com materiais Múltiplo/subobjeto não podem ser movimentos de imagem desfocados.