Utilizando Colisão Interpartícula

É possível configurar as partículas para detectar colisões de umas com as outras. Isto pode ser útil quando as partículas servem para modelar objetos sólidos, como mármores.

Partículas colidindo e, em seguida, ricocheteando

Procedimentos

Exemplo: Criar partículas que colidam umas com as outras:

  1. Criar uma partícula emissora de super spray e colocar um Defletor de Distorções espaciais a uma distância curta, com a superfície do defletor perpendicular ao fluxo de partículas. Vincular o defletor ao Super Spray.
  2. Defina os valores do super spray como segue:
    • Fora do eixo: 1, Espalhar: 1, Desativar plano: 180, Espalhar: 180
    • Malha: selecionado, Percentagem de partículas: 100
    • Quantidade de partículas: Utilize taxa selecionada e defina para: 1
    • Velocidade: 3, Variação: 100%
    • Emitir inicial: 0, Emitir Parar: 5, Exibir até: 100, Vida: 100
    • Tamanho: 4,0, Expandir para: 0, Esmaecimento para: 0
    • Tipo de partícula: Esfera
  3. Arraste o controle deslizante de tempo para que você possa ver as esferas de partículas ricochetearem do defletor. Observe que as partículas que rebatem se movem umas através das outras.
  4. Na Implementação Rotação e Colisão, ative Habilitar no Grupo Colisões interpartículas. Visualizar a animação novamente. Desta vez, as partículas saltam fora umas das outras.
    Dica: Colisões interpartículas, Ligação do defletor e Ruído de bolha não se dão muito bem juntos. As partículas podem vazar através do defletor quando estes três são usados juntos. Em vez de animação de bolha utilize mapeamento animado. Utilize partículas de adorno com um mapa animado de uma bolha, onde a bolha é menor que o tamanho do mapa. A bolha é animada movendo-se ao redor do mapa. Isto simula o movimento da bolha no nível do mapa.