Propriedades de luz

Este tópico descreve a luz no mundo real. Quando você iluminar uma cena, pode ser útil conhecer o comportamento da luz natural.

Quando os raios de luz batem na superfície, a superfície os reflete, ou ao menos alguns deles, nos permitindo ver a superfície. A aparência de uma superfície depende da luz que nela bate, combinada com as propriedades do material da superfície, como a cor, suavidade e opacidade.

Materiais permitem especificar as propriedades visuais de superfícies.

Intensidade

A intensidade da luz em seu ponto de origem afeta como de brilho da luz ilumina um objeto. Uma luz projetada em uma cota de brilho objeto colorido exibe somente as cores das cotas.

Esquerda: um ambiente iluminado por velas, que são uma low-intensity origem .

Direita: o mesmo ambiente iluminado por um higher-intensity Lâmpada.

Ângulo de incidência

Mais de uma superfície inclines para fora de uma origem de luz, menos luz recebe e mais escuro ele aparece. O ângulo da superfície normal em relação à origem da luz é conhecido como o ângulo de incidência.

Quando o ângulo de incidência é de 0 graus (isto é, a origem de luz bate na superfície perpendicular), a superfície é iluminado com toda a intensidade da fonte de luz. Como o ângulo de incidência aumenta, a intensidade da luz diminui.

Ângulo de incidência afeta a intensidade.

Atenuação

No mundo real, a luz diminui em função da distância. Objetos que estão longe da origem da luz aparecem mais escuros; objetos perto da origem aparecem mais claro. Este efeito é conhecido como atenuação.

Em realidade, a luz attenuates em um quadrado inverso. Isto é, sua intensidade diminui proporcionalmente ao quadrado da distância a partir da origem de luz. É comum para a atenuação para ser ainda maior quando da luz dispersa pela atmosfera, especialmente quando há pó partículas na atmosfera, ou a névoa ou nuvens.

uma diminuição de inversa.

B. quadrado inverso Diminuição

Os gráficos mostram a diminuição curvas.

Luz refletida e luz ambiente

A luz de um objeto reflete pode iluminar outros objetos. Mais luz de uma superfície reflete, mais claro que contribui para Illuminating outros objetos em seu ambiente.

Luz refletida cria Luz ambiente. A luz ambiente tem uma intensidade uniforme e é uniforme difuso. Ela não tem discerníveis origem e nenhuma discerníveis.

uma luz direta.

Luz refletida B.

Luz ambiente resultante C.

Cor e iluminação

A cor da luz depende, em parte, do processo que gera a luz. Por exemplo, uma lâmpada de tungstênio projeta Laranja-Amarelo luz, uma lâmpada de Vapor de mercúrio projeta os Azul-Branco luz, e a luz solar é Amarelo-branco. Cor de luz também depende da média da luz passa. Por exemplo, nuvens na atmosfera matiz de cor azul e manchado vidro pode tingir a luz de uma cor altamente saturados.

Cores claras são aditivo cores ; os principais cores claras são vermelho, verde e azul (RGB). Quando várias luzes coloridas misturar juntos, o total de luz na cena obtém mais claros e, posteriormente, muda para a cor branca.

Aditivo mistura de luzes coloridas

Temperatura da cor

Temperatura da cor descreve uma cor em termos de graus Kelvin (K). Isto é útil para descrever a cor das origens de luz e outros os valores da cor próximo ao branco. A tabela a seguir mostra as temperaturas de cor para alguns tipos comuns de luz, com o mesmo número de matiz da cor HSL (Descrição).

Se utilizar esses números de matiz para luzes na cena, defina o valor como completo (255) e, a seguir, ajustar a saturação para atender as necessidades de sua cena. Mentally é tendem a correção de cor de luz, para que os objetos parecem ser iluminado por luz branca; normalmente o efeito da temperatura da cor em uma cena deve ser sutis.

Origem da luz Temperatura da cor Matiz
Nublado Daylight 6000 K 130
Noontime luz solar 5000 K 58
Branco fluorescente 4000 K 27
Lâmpada halógena de tungstênio / 3300 K 20
Lâmpada incandescente (100 ou 200 L) 2900 K 16
Lâmpada incandescente (25 L) 2500 K 12
Do nascer do sol ao por do sol ou 2000 K 7
Vela Flame 1750 K 5