A correção gama compensa as diferenças da exibição de cor em diferentes dispositivos de saída, de modo a que as imagens tenham a mesma aparência quando visualizadas em diferentes monitores.
Um valor gama de 1 corresponde a um monitor "ideal"; isto é, tem uma progressão perfeitamente linear de branco até cinza e preto.
Gama = 1.0: nenhuma correção
I significa Intensidade.
No entanto, o dispositivo de exibição ideal não existe. Os monitores de computador são dispositivos "não lineares". Quanto maior o valor gama, maior o grau de não linearidade. O valor de correção gama padrão é 2.2. Dependendo do monitor, os valores gama no intervalo de 1.5 a 2.2 são comuns.
Esquerda: gama = 1.8
Direita: gama = 2.2, o valor padrão
O eixo horizontal representa a entrada (o valor original) e o eixo vertical representa a saída (o valor de correção gama).
Os monitores de vídeo e computador não exibem cores de forma linear (como na primeira ilustração). Além disso, o brilho de um monitor tende a fazer com que uma imagem pareça mais clara que aquilo que seus valores de intensidade realmente especificam. A correção gama resolve este problema e pode garantir a consistência entre diferentes aplicativos ou diferentes monitores. Quando você define gama, encontre um valor que faça com que um tom cinza médio em seu próprio monitor coincida com um tom cinza médio (50%) verdadeiro.
Para obter mais informações, consulte Preferências de gama e LUT.