Os controles para Cantos arredondados suavizam as arestas de objetos sem precisar alterar a geometria.
Um motivo pelo qual imagens geradas por computador podem parecer não realistas é que, por padrão, as arestas de objetos são geometricamente nítidas. No mundo real, a maioria das arestas é ligeiramente arredondada, chanfrada, desgastada ou em concordância de alguma maneira. Essas arestas tendem a captar a luz e a criar realces que tornam as arestas mais atraentes visualmente.
Vários Materiais da Autodesk podem criar a ilusão de arestas arredondadas em tempo de renderização. Esse recurso destina-se principalmente a acelerar a modelagem, de forma que não seja necessário fazer a concordância ou chanfrar explicitamente arestas de um objeto como uma bancada.
Esquerda: nenhum canto arredondado
Direita: cantos arredondados
O efeito de cantos arredondados não é um deslocamento, e não tem efeito na geometria: é apenas um efeito de sombreamento, como o mapeamento de saliência.
O efeito de arredondamento ocorre para cantos e superfícies convexos que de fato se cruzem. Cantos côncavos nos quais um mero toque não fará com que o efeito seja exibido. Para fazer o efeito funcionar em cantos côncavos, os objetos deverão ser empurrados um pouco em direção uns aos outros. O efeito destina-se a arestas retas e não tem garantia de funcionar adequadamente para interseções complexas altamente curvadas.
Há três controles para cantos arredondados:
Especifica o raio dos cantos e/ou arestas com concordância. Padrão=0,25.
Clique no botão para aplicar um mapa a esse parâmetro (no Editor de material Slate, também é possível ligar o soquete Origem de cantos arredondados). O mapeamento de Raio de concordância cria variações no valor de arredondamento de cantos.
Na imagem a seguir, o chocolate derretido será arredondado em relação aos objetos submersos, mesmo se eles usarem materiais diferentes. Na verdade, o chocolate derretido é totalmente plano.
Objetos em chocolate derretido