Crie um novo grupo:
- Clique em
no nó de grupo para entrar na vista de grupo.
- Escolha Nós de sombreador de hw
Matemática
Nós Adicionar e Sombreador de hw
Valor
Cor para criar um nó Adicionar e um nó Cor, respectivamente.
- Conecte os nós como segue:
- Conecte o atributo RGB de Cor ao primeiro Atributo de valor de Adicionar.
- Conecte o atributo Resultado de Multiplicar ao segundo Atributo de valor de Adicionar.
- Conecte o atributo Resultado da Adicionar ao atributo Cor difusa do nó de grupo.
- Selecione o nó Cor recém-criado. No painel Propriedades, insira o nome OffsetColor e altere o valor de Ordem da UI para 3.
OffsetColor agora aparece no Editor de material
Implementação Parâmetros.

Atributo OffsetColor na implementação Parâmetros
Converta um grupo em uma função:
- Selecione os nós Multiplicar e Adicionar e, em seguida, selecione menu Grupo
Criar grupo.
- Clique em
no grupo recém-criado. No grupo de vista, selecione o nó de grupo e, no painel Propriedades, altere o campo Nome para MyColorFunction.
- Também no painel Propriedades, ative O grupo é uma função. Com essa opção, o resultado desses nós é encapsulado como uma função no código de sombreamento.
- Forneça às portas do nó de grupo nomes exclusivos. Atualmente, todas as portas estão nomeadas como Valor e, portanto, o sombreamento é inválido. (Se você observar o Editor de material, a implementação Parâmetros exibe uma mensagem de erro.)
No painel Propriedades, faça as seguintes alterações:
- Soquete ativo: 0
Etiqueta do soquete ativo: ColorA
- Soquete ativo: 1
Etiqueta do soquete ativo: Multiplicador
- Soquete ativo: 2
Etiqueta do soquete ativo: ColorB
Nota: Ao converter um grupo em uma função, todas as portas de nó de grupo devem ter nomes exclusivos. Caso contrário, o sombreador se tornará inválido.
- Saia da vista de grupo e selecione menu Ferramentas
Calcular gráfico. Agora o sombreamento é válido novamente.
No Editor de material, a implementação Parâmetros deste sombreador reaparece.
Salve o arquivo do sombreador e examine o código do sombreador
- Saia da vista de grupo.
- Selecione o nó Material. No painel Propriedades, insira um nome de arquivo para o arquivo de sombreador no campo HwShader/Nome de arquivo e, em seguida, pressione Enter.
- Clique em HwShader/Salvar no disco.
O caminho no qual o arquivo de sombreador é salvo é exibido como uma dica de ferramenta na parte inferior da área de trabalho.
Nota: O ShaderFX salva um grupo como um arquivo na pasta
/users/<username>/my documents/3dsmax/shaderfx/shaders/.
Se você salvar o sombreador como um arquivo FX, será possível carregar o Sombreador FX como um sombreador DirectX, sem precisar usar o ShaderFX.
É possível escolher salvar um sombreador em diferentes formatos: consulte Exportar para HLSL, CgFX e GLSL.
Examine o código do sombreador e, em seguida, simplifique-o:
- Use um editor de texto para examinar o arquivo de sombreador. Pesquise por "MyColorFunction".
MyColorFunction é definida como uma função no arquivo de sombreador. O struct SHADERDATA é listado como uma entrada. Essa é a configuração padrão.
- Para desativar esta configuração para obter um código mais claro, entre na vista de grupo do grupo MyColorFunction, selecione o nó do grupo e, no painel Propriedades, ative Não adicionar DADOS struct como entrada de função.
Salve novamente o arquivo de sombreador para ver se o struct SHADERDATA não está mais está listado como um parâmetro de entrada.